A famosa feira de rua conhecida como Rastro é realizada todos os domingos no tradicional bairro de La Latina, em Madri. É a desculpa perfeita para passear e tomar umas "cañas" (chope, em espanhol) em um ambiente popular que atrai há décadas tanto os madrilenos como os turistas.
Além do Rastro, um tradicional programa de domingo é visitar o renovado Mercado de San Miguel, uma antiga zona comercial transformada em catedral da gastronomia divertida e de qualidade. San Miguel ficou tão famoso que é quase impossível passear por seus corredores nos fins de semana.
A seguir, confira mercados da capital espanhola para agradar a todos os gostos.
Foi o primeiro da nova onda de mercados restaurados. Localizado ao lado da Plaza Mayor, San Miguel também está a 500 metros das ruas Cava Baja e Cava Alta, uma zona de "pintxos" (famosos aperitivos espanhóis). Construído em 1916, é um dos poucos mercados de ferro que ainda existem na Espanha. O sucesso que obteve depois de sua reabertura, em 2009, fez nascer a moda dos mercados em Madri. Com uma zona comum de alimentação, oferece ao visitante mais de 25 propostas gastronômicas que incluem martinis, vinhos, cervejas, o famoso "jamón" (presunto), aperitivos, sushi, cozinha galega, sobremesas e delicatessens variadas, além de conservas em salmoura e bacalhau.
Confira histórias de quem fez o Caminho de Santiago de Compostela
As belezas das cidades onde santa Teresa de Ávila passou na Espanha
Restauração desastrada atrai milhares de turistas a Borja, na Espanha
San Miguel sempre está cheio de turistas. Fica aberto até a meia-noite, mas, em quintas, sextas e sábados, amplia seu horário até as 2h. Para não enfrentar aglomerações, recomenda-se evitar a hora do jantar.
A poucos metros de San Miguel, encontra-se o famoso mercado de Fuencarral, no número 45 da rua homônima. Aberto em 1998, aproveitando um edifício abandonado, é o epicentro do universo hipster madrileno. Seus três andares contam com quase 50 estabelecimentos que vão desde joalheria de prata até lojas de roupas indie e militar e sapatarias.
O espaço também é palco de festas e celebrações singulares, como o Enterro da Sardinha no Carnaval, shows, happenings, apresentações, eventos de arte, raves e festivais de música.
Mercado San Antón. Foto: Igor Galo, arquivo pessoal
Outro exemplo de antigo mercado de bairro transformado em ponto de encontro cultural e gastronômico. San Antón tem o mesmo espírito do Mercado de San Miguel, mas com menos turistas. Está localizado no epicentro da vida noturna gay da cidade, a cinco minutos de caminhada do bairro de Malasaña, outra zona de balada noturna.
A região do Algarve, em Portugal, tem belas praias e boa comida
A 32 quilômetros de Lisboa, a cidade de Sintra era refúgio da nobreza
No primeiro andar, o visitante encontrará lojas de alimentos. Em algumas delas, como a Hamburguesa Nostra, é possível preparar o alimento no momento e comê-lo ali mesmo. O segundo pavimento conta com lojas de petiscos variados, onde o visitante encontrará desde sushi até "jamón" ibérico. A esplanada, com um espaço coberto e outro ao ar livre, é o lugar ideal para tomar uma gim tônica ou um coquetel depois do almoço ou no happy hour.
Aberto há pouco tempo, este mercado irá competir com os demais em espetacularidade. Barceló mantém os espaços de venda tradicional de alimentos em um moderno edifício da firma de arquitetura Nieto y Sobejano. Junto com San Ildefonso, San Antón e Fuencarral, forma parte do quadrado dos mercados do centro de Madri.
Mercado de Motores. Foto: Igor Galo, arquivo pessoal
Mercado de Motores
Em uma zona completamente diferente desses quatro mercados, encontra-se o Mercado dos Motores. Apesar do nome, não é um mercado, mas sim uma feira ou uma espécie de mercado de pulgas realizado mensalmente na antiga estação de trem de Delicias. No melhor estilo british, o visitante pode encontrar roupa nova e vintage, antiguidades e objetos modernos, shows e comida. Ponto de encontro de gente moderna entre 20 e 40 anos, é um agradável passeio de domingo. Para mais informação sobre datas e lugares (às vezes, muda de sede), o ideal é consultar o site. mercadodemotores.es
*Diretor de comunicação da IE Business School, em Madri, Igor Galo também escreve sobre turismo há 15 anos
Leia mais sobre viagem e turismo