O restaurante espanhol "El Celler de Can Roca" foi eleito nesta segunda-feira em Londres "o melhor restaurante do mundo" pelo influente ranking "50 Best", que lista o melhor da gastronomia mundial, organizado pelo grupo britânico de imprensa William Reed.
O restaurante dos irmãos Roca, onde Joan comanda a cozinha, Jordi é o confeiteiro e Josep o chef-sommelier, recuperou o título que havia obtido em 2013. O estabelecimento, localizado na região espanhola da Girona, destronou o "Noma", do chef René Redzepi, primeiro lugar em 2014, situado num armazém marítimo em Copenhague.
O representante brasileiro na lista dos melhores do mundo é restaurante DOM, do chefe Alex Atala. Em 2014, o restaurante estava em 7º lugar.
O prêmio foi entregue em Londres durante uma cerimônia que reuniu grandes chefs do mundo inteiro no Guildhall, antiga sede da prefeitura da cidade.
Leia as últimas notícias do dia
A lista "50 Best", "termômetro anual do gosto gastronômico", como definem seus organizadores, ganhou notoriedade e influência crescentes desde seu lançamento em 2002, inicialmente dentro da revista Restaurant.
Mas o ranking também angariou inimigos, especialmente na França, país que nunca foi agraciado com o prêmio de melhor restaurante.
Uma petição lançada na internet para pedir aos "parceiros públicos e privados do ranking que parem de financiar e apoiar esta lista opaca" reuniu mais de 360 assinaturas nesta segunda-feira, incluindo o famoso chef francês Joël Robuchon e o italiano Giancarlo Perbellini.
Leia mais sobre gastronomia no Destemperados
Os 10 melhores
1. El Celler de Can Roca (Espanha)
2. Osteria Francescana (Itália)
3. Noma (Dinamarca)
4. Central (Peru)
5. Eleven Madison Park (Estados Unidos)
6. Mugaritz (Espanha)
7. Dinner by Heston Blumenthal (Estados Unidos)
8. Narisawa (Japão)
9. D.O.M (Brasil)
10. Gaggan (Tailândia)
* AFP
Gastronomia
Restaurante espanhol El Celler de Can Roca ganha prêmio de melhor do mundo
Representante brasileiro na lista dos melhores do mundo é restaurante DOM, do chefe Alex Atala
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: