“É na hora que todo mundo esqueceu que a gente precisa lembrar”, diz a mensagem pintada em um paredão vermelho no coração de Porto Alegre. Criado pela artista plástica Mana Bernardes a convite do Instituto Mari Johannpeter, o mural faz parte do projeto Paredes com Propósito, que devolveu as cores a dezenas de casas atingidas pela enchente.
Mana chegou esta semana do Rio de Janeiro para criar dois painéis na cidade. O primeiro deles, que você vê nas imagens acima, já está pronto na Rua dos Andradas, nº 659.
A frase estampada na empena é o mote da campanha Pulso RS, uma coalizão social dedicada a apoiar mulheres impactadas pela catástrofe climática, oferecendo capacitação, manufatura e venda de pulseiras desenvolvidas por Mana em colaboração com a Atados e a Rede Asta.
O segundo mural está em fase de produção e deve ficar pronto no próximo domingo (23), no número 1018 da Avenida Osvaldo Aranha. Nele, será registrada uma frase icônica de Mana, conhecida por levar poesia para as paredes que pinta: “Cada mulher que cresce com sua expressão é um lugar novo de cura no mundo”.
Com produção de Ana Aurora Borges, agente da Mana Bernardes, e Kami Rosito, idealizadora do projeto Paredes com Propósito, os murais deixam uma marca artística e social na cidade. Além de embelezar a Capital, nos fazem pensar.