Uma das melhores maneiras de viajar por um país é de trem. Com crianças, então, é o máximo! O nosso pequeno viajante Felipe já experimentou muitas vezes, e adora! Algumas das vantagens:
- Espaço para o pequeno se mover pelo vagão (mais do que outros veículos, como automóvel, ônibus ou avião).
- Você pode se concentrar 100% na criança, brincar, andar para lá e para cá com ela (diferentemente de um carro, onde você precisa se concentrar em dirigir, ou ser copiloto, olhando os mapas e tendo que se preocupar em chegar de A a B).
- Se a criança tem problema de enjoo, no trem isso fica bem diminuído.
- Os trens normalmente têm também bastante espaço para as bagagens, que você leva consigo durante todo o percurso, podendo pegar na mochila, a qualquer hora, tudo o que você necessite.
- As viagens de trem, diferentemente das de avião, também contribuem para que a criança vá conhecendo muito do lugar por onde você está viajando, só de olhar pela janela.
Enfim, é uma ótima maneira de ver uma região ou um país, sem estresse, e com qualidade.
A maioria dos trens tem uma mesa entre os assentos, que ficam um de frente para o outro, e as crianças podem montar quebra-cabeças, desenhar ou comer um lanche tranquilamente. Outros têm compartimentos fechados, especialmente aqueles que fazem viagens noturnas, e você ganha a sua própria cabine sleeper, o que as crianças a-do-ram! Nesses casos, dá para brincar de cabaninha, fazer barulho sem incomodar ninguém e organizar as caminhas para umas boas sonecas.
Crianças de até dois anos viajam de graça
A única desvantagem que me ocorre é que as estações de trem sempre têm muitas escadas, em vez de escadas-rolantes, o que é uma enorme desvantagem quando você viaja com crianças carregando bagagens e carrinhos de bebê.
Leia também
O que fazer para o voo com as crianças não se tornar enlouquecedor
Confira dicas para viajar de carro, ônibus, navio e avião com tranquilidade
O Vale dos Vinhedos pode ser o destino perfeito também para as crianças
Ideias legais para curtir bons momentos com os filhotes no Rio Grande do Sul
Dicas para aproveitar melhor a viagem com ou sem os filhos
Quanto às tarifas, os menores de dois anos de idade quase sempre viajam de graça. A partir do segundo aniversário, a criança paga metade da tarifa de um adulto. Em alguns lugares, o preço da passagem varia de acordo com a altura da criança, sendo de graça até os 90 centímetros de altura. Não se esqueça de perguntar sempre por planos familiares - na Europa e nos Estados Unidos, eles são sempre muito vantajosos.
*Promotora de Justiça em Jaguarão, Claudia é autora do blog Felipe, o Pequeno Viajante, em que conta as aventuras do filho Felipe nas viagens da família pelo mundo.
Leia mais sobre viagem e turismo