Saiba mais
O município de Tavares, localizado a 230 quilômetros de Porto Alegre e a 128 quilômetros de Rio Grande, abriga cerca de 90% do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, um oásis para centenas de espécies de aves e reconhecido internacionalmente para a prática da observação desses animais.
Com uma boa câmera e espírito de contemplação, é possível tomar contato com uma natureza exuberante e um ambiente extremamente preservado. A seguir, confira cinco bons motivos para visitar a Lagoa do Peixe.
1. Flamingos
Por sua frequência e abundância nas imediações da Lagoa do Peixe, o flamingo, apesar de originário do Chile, tornou-se a ave migratória símbolo do parque nacional. Com pico de migração concentrado principalmente nos meses de verão, a espécie é um dos xodós dos fotógrafos que vão a Tavares em busca de sua beleza cor-de-rosa. Se você tiver uma boa lente fotográfica, é possível fazer imagens incríveis.
2. Aves migratórias
Foto: Roteiro Lagoa do Peixe, divulgação
Além dos flamingos, a Lagoa do Peixe recebe regularmente dezenas de espécies de aves migratórias, além de espécies locais que se alimentam dos moluscos, crustáceos e micro-organismos que abundam na lagoa. Entre as aves migratórias, estão várias espécies de maçaricos oriundos de países da América Latina, Estados Unidos e Canadá, que podem ser vistos e fotografados.
3. Faróis históricos
Foto: Roteiro Lagoa do Peixe, divulgação
Em tempos de GPS e Google Maps, a imagem solitária de um farol guiando os navegantes na costa marítima pode parecer antiquada. No entanto, sua utilidade e seu papel estratégico em regiões mais isoladas do país mostram que essa estrutura tem uma relevância imprescindível para os viajantes. Os faróis de Mostardas, Capão da Marca e Capão da Marca de Fora, localizados no município de Tavares, ainda estão em atividade e servem de base de suprimentos para embarcações e aeronaves.
Leia também
>> Turismo de aventura é destaque em roteiro na serra gaúcha
>> Roteiro apresenta cultura alemã rural em Nova Petrópolis
>> Onde fazer enoturismo no Rio Grande do Sul
>> Passeio de helicóptero é uma das atrações do Estação Gramado
>> Roteiro para um fim de semana com a família na serra gaúcha
4. Praia do Farol
O acesso à praia do Farol se dá por dentro do parque, ela mesmo fazendo parte do patrimônio natural da região. Por isso, não há permissão para a abertura de estabelecimentos ali ou para venda de alimentos e outros produtos. Esse fato faz do local um paraíso livre de lixo e poluição - com um papel fundamental dos visitantes - e perfeito para relaxar e curtir a natureza.
5. Passeio de jipe
Foto: Roteiro Lagoa do Peixe, divulgação
Apesar de ser proibido o ingresso de jipes dentro da área do parque, Tavares fica localizada entre o mar e a Lagoa dos Patos. Na região, há trilhas perfeitas para ser percorridas em veículos 4x4. Uma vez por ano, há, inclusive, um festival que atrai aventureiros de diversas partes do Estado para literalmente enfrentar os trancos e barrancos do caminho. A atividade também pode ser feita em outros períodos do ano, iniciando a jornada em Tavares.
Para os passeios em Tavares, é recomendável contatar um condutor local, que pode guiar os visitantes pelo parque com veículo adequado. Informações: (51) 9989-5250 e www.lagoadopeixe.com.br