Confira mais fotos da França enviadas pelos leitores
Se você pensa em fugir dos roteiros franceses mais clássicos, recomendo abrir os olhos para uma região especial no sudoeste da França: o País Basco Francês. Com a experiência de quem viveu ali perto, sugiro a viagem no mês de setembro, época de calor ameno e águas quentes na Baía de Biscaya.
Sua viagem pode começar por Hendaye, a primeira praia na fronteira com a Espanha, onde você encontra um ambiente ótimo de verão, com uma linda praia, um castelo para visitar e até aulas de surfe se você estiver interessado. Aliás, Hendaye é propícia para aprender a surfar perto da areia.
Mas, se você for um surfista experiente, a pouca distância da areia é possível pegar ondas de 15 metros de altura em Belharra. Recomendo seguir a viagem pela costa, pois a vista é incrível, com direito a pôr do sol no mar!
Alguns quilômetros adiante, você chegará a Saint Jean de Luz, onde o ideal é deixar relógios e calendários de lado e ficar por ali quanto tempo der vontade. Saint-Jean-de-Luz oferece um centro histórico muito bonito e uma gastronomia que é um misto entre a culinária francesa e a basca. Seguindo pela costa, chega-se a Bidart e logo a Biarritz, que dispensa elogios na sua diversidade de atrações: praias com morros e rochas inacreditavelmente desenhadas pelo oceano, ondas perfeitas para surfar, cassinos e ótimos bistrôs e restaurantes.
A partir de Biarritz, a viagem pode seguir rumo ao norte até a vizinha região de Landes, se o objetivo for conhecer mais praias e vivenciar uma vida noturna fortíssima no verão. Se a direção for o sul, vale a pena ir ao alto dos Pirineus para curtir as montanhas e muitas outras possibilidades: visuais incríveis, esportes na natureza, silêncio relaxante e comida típica. Bidaia ona (bon voyage)!
PERFIL
Eduardo Lusa Cadore, 36 anos, é professor universitário. Ele mora em Porto Alegre
Lugares que conhece: Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Itália, Finlândia, Estados Unidos
Ainda pretende conhecer: Maldivas, Indonésia, Tailândia, Alemanha e Rússia