>
- Hi, how can I help you? (Em português, "Olá, como posso ajudá-lo?")
Não se deixe enganar pelo idioma: você está em Portugal. Mesmo assim, a maioria das pessoas fala inglês. Por isso, ao chegar a um bar ou restaurante, a saudação é logo feita na língua estrangeira.
O Algarve, região sul do país, é um dos destinos preferidos dos britânicos. O lugar é conhecido pelas belas praias e temperaturas amenas, quase tropicais, principalmente se comparadas ao clima londrino. Assim, entre julho e setembro, cidades como Faro e Albufeira recebem milhares de turistas vindos da terra da rainha.
E não só nessa época: durante o resto do ano, milhares de britânicos escolhem o Algarve como novo lar, em uma espécie de colônia inglesa em solo luso. Tem até estação de rádio e emissora de TV em inglês. Então, é natural que o garçom receba você com a pergunta acima.
Leia também
>>> Conheça o outro lado do Algarve
Fora essa peculiaridade do idioma, a região é, sim, bem portuguesa. Um Portugal menos histórico e mais praiano, sem deixar de lado a gastronomia tradicional. A culinária é marcada pelos frutos do mar e pela imensa variedade de peixes: desde o bom e velho bacalhau até outras delícias como carapaus, douradas, amêijoas (um molusco), camarões enormes e caracóis. Tudo isso com a vantagem de pagar barato: os restaurantes são, na maioria, pequenos e sem muito luxo, mas com uma carta - como chamam o cardápio - repleta de pratos bem servidos.
Eu arrisquei a tal "massinha de peixe". Dei de cara com uma panela de massa, regada a um molho vermelho encorpado, com mariscos, camarões e peixes. E o melhor: por apenas 5 euros.
Massinha de peixe
Foto: Brenda Parmeggiani, arquivo pessoal
O turismo em Portugal é muito rico e não está restrito apenas a Lisboa e ao Porto - o Algarve é prova disso. Quando você planejar as próximas férias, lembre que no sul da Península Ibérica há um lugar paradisíaco, de excelente gastronomia, com sotaque britânico e identidade portuguesa.
Mar quente com água cristalina
De fato, come-se bem no Algarve. Mas tem algo que chama ainda mais a atenção de quem vai conhecer a região: a beleza das praias. Elas não têm a estrutura das do nordeste brasileiro - com quiosques de comida, garçons que servem cerveja à beira-mar e vendedores de tudo o que é possível se usar na praia. No entanto, oferecem o necessário, como cadeiras e chapéus - os nossos guarda-sóis - para alugar e um bar que vende lanches e algumas bebidas, e compensam com uma beleza natural incrível.
O mar por lá é o Mediterrâneo, com uma temperatura inacreditável para quem está acostumado ao Atlântico do litoral gaúcho: na temporada passada, foi registrada uma média entre 24ºC e 26ºC, o que é bem refrescante se comparada aos cerca de 42ºC marcados pelos termômetros.
Albufeira
Foto: Jose Manuel, Visit Portugal
De quebra, a água é cristalina. Não bastasse o banho de mar maravilhoso, as praias do Algarve proporcionam uma vista muito bonita: o encontro das rochas com a areia. Uma delas, localizada no município de Portimão, inclusive levou o nome bastante apropriado de Praia das Rochas. A zona de banho fica exatamente entre duas imensas rochas, praticamente dois penhascos à beira-mar.
Albufeira, paraíso das despedidas de solteiro
Outras praias, como a das Falésias e a dos Tomates, ambas em Albufeira, também têm o alaranjado do rochedo em contraste com a areia branca e o azul do mar.
Vale a pena reservar algum momento na viagem ao Algarve para curtir a vida noturna de Albufeira. A cidade tem dezenas de barzinhos e pubs para todos os tipos de viajantes, desde casais que buscam um local mais romântico até solteiros que querem dançar.
É lá que muitos britânicos fazem suas despedidas de solteiro(a) com os(as) amigos(as): grupos muito animados, brincando e tomando shots. São dois pontos principais: o centro da cidade antiga ou uma rua na região apelidada de "Albufeira Nova".
Albufeira também pode ser um bom destino romântico
Foto: Visit Algarve
Seja qual for a sua escolha, você encontrará muitas opções para se divertir e escutar todo tipo de música. O destaque é para os drinques servidos com longos canudinhos, enfeites mil e até minifogos de artifício (aquelas velas de aniversário que soltam faíscas) - eu experimentei um, claro.
*A jornalista Brenda Parmeggiani morou em Portugal por um ano e meio