O Equador receberá o Campeonato Mundial de Corrida de Aventura 2014 (ARWC), evento esportivo que reúne atletas do mundo inteiro apaixonados por esportes radicais e que desafia as condições físicas e mentais dos participantes em um percurso de cerca de 700 quilômetros.
A cerimônia que nomeou o país como sede da competição ocorreu no Centro de Convenções Eugenio Espejo, em Quito, no mês passado. O prefeito da cidade, Augusto Barrera, recebeu das mãos de Craig Bycroft, diretor do Circuito Mundial de Corridas de Aventura, o título oficial de cidade-sede do campeonato. O ministro de turismo do Equador, Vinício Alvarado, esteve presente como convidado de honra.
- Receber a competição é uma oportunidade para o Equador maximizar sua exposição turística para o mundo - disse Alvarado.
O ministro também destacou que apoiar essas iniciativas, consideradas temas-chave para o Equador em âmbito internacional, promovem o país não só como um destino turístico de praia, mas também para a prática de esportes radicais.
- As variações climáticas concentradas em territórios próximos geram um desafio ainda maior para os atletas - completou.
Estima-se que o evento vai gerar uma renda de aproximadamente US$ 3 milhões, com a participação de 70 equipes e cerca de 700 visitantes potenciais que farão parte da prova. O Mundial de Aventura será transmitido mundialmente e ampliará a promoção do país, além de estimular viagens turísticas ao Equador.
Alvarado mencionou também que o turismo recebe cerca US$ 1,2 milhão para a economia do país, e que para cada 30 turistas que chegam a um destino, um posto de trabalho é gerado, segundo o Fórum Econômico Mundial.
O campeonato de aventura é um evento de grande importância para a cidade de Quito e para o Equador.
- A prova é muito mais do que uma competição de aventura, é uma filosofia de vida que mostra como é possível atingir metas e superar limites físicos e mentais - afirmou o ministro, que já participou de atividades do tipo.
Entre as atividades da prova estão mountain bike, caiaque, trilhas e cordas (rapel, escalada e tirolesa). A corrida deve ser completada pelos vencedores em torno de cinco dias, mas a rota ficará aberta por oito dias e mostrará os fortes contrastes entre os diferentes mundos equatorianos: Costa, Andes e Amazônia.
Confira aqui o vídeo de promoção do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura 2014.