Disposto a receber 4 milhões de turistas estrangeiros em 2014, o turismo do Chile garante que parte significativa deste crescimento nos últimos anos é devido aos investimentos em promoções internacionais, com destaque também a forte repercussão dos eventos e festivais.
Realizadas em diferentes regiões do país, essas celebrações impulsionam o interesse dos turistas, tanto para conhecerem as festas quanto para visitarem os pontos turísticos.
Para atrair ainda mais turistas no primeiro semestre, o Chile acolhe atrações como o festival Lollapalooza - criado nos Estados Unidos em 1991-, cuja primeira edição realizada fora do país de origem ocorreu em Santiago, em 2010. O Lollapalooza Chile 2014 já confirmou suas atrações principais, entre eles: Red Hot Chili Peppers, Soundgarden, Arcade Fire, Nine Inch Nails, Phoenix, Vampire Weekend e Imagine Dragons, para os dias 29 e 30 de março, no Parque O'Higgins, na capital.
Marcado com grandes apresentações de dança, teatro e espetáculos pelas ruas de Santiago, o festival Santiago a Mil, reúne obras latino-americanas, incluindo peças gratuitas e companhias de teatro internacionais. O evento ocorrerá entre os dias 3 e 19 de janeiro.
Na cidade litorânea de Valparaíso, a apenas 120 quilômetros de Santiago, haverá o Festival de las Artes de Valparaíso (FAV). A quarta edição do evento será de 23 a 26 de janeiro, com grupos artísticos com performances ao vivo, explorando novas linguagens e elementos criativos.
Palco de muitas atrações, Viña del Mar - também na região de Valparaíso - recebe o evento artístico reconhecido como mais importante da América Latina, o Festival Internacional da Canção de Viña del Mar 2014, uma competição de músicos entre 23 e 28 de fevereiro. Estão também confirmadas apresentações dos cantores Ricky Martin, Laura Pausini, dueto Jesse & Joy e banda chilena La Ley.
Para quem busca atividades e músicas tradicionais chilenas, uma das opções é a pequena cidade Olmué - localizada a cerca de 90 quilômetros de Santiago, onde ocorre o Festival Musical Olmué Huaso, de 23 a 26 de janeiro. Uma das homenagens do evento será para os 50 anos de existência do Los Jaivas - grupo de música folclórica e popular do Chile.
Entre as ilhas habitadas mais isoladas do mundo está Ilha de Páscoa (ou Rapa Nui), que terá uma celebração na primeira quinzena de fevereiro - a Fiesta de la Tapati. O festival tornou-se um exemplo da cultura polinésia em Rapa Nui. O evento é dividido em uma série de competições - desde disputa na categoria trajes, músicas e danças até nos esportes, com canoagem e natação.
Com pratos e bebidas tradicionais, como curanto, cordeiro assado, licor de ouro e milcao (purê de batatas misturado com batata ralada), a ilha de Chiloé apresenta o Festival Costumbrista de Chiloé - na terceira semana de fevereiro- principal evento onde associações de moradores do bairro, com o apoio do município local, oferecem variedade de pratos, danças tradicionais e música, além de exibição e venda de obras dos artesãos locais.