Jerusalém, uma cidade com quase 6 mil anos de história e riquíssimo patrimônio arquitetônico, é conhecida mundialmente por ser um museu a céu aberto. Mas nem só da herança cultural dos antigos vive a capital declarada de Israel. Para mostrar aos visitantes que ainda se faz arte de alta qualidade na Terra Santa, o Museu de Israel está lançando quatro exposições que destacam desde novos artistas israelenses até nomes aclamado internacionalmente na cena mundial da arte moderna e contemporânea.
A mostra "Collecting Dust in Contemporany Israeli Art" examina o trabalho de quinze artistas que transformam a poeira em obras de arte, explorando a temporalidade, a memória e a paisagem ambiental de Israel.
Já "Gideon Gechtman: 1942-2008" dá continuidade ao tema da memória com a primeira retrospectiva do renomado artista israelense, cinco anos após a sua morte.
"Squeeze: Video Works by Mika Rottenberg" é a primeira apresentação em Israel de vídeo e instalações da artista Mika Rottenberg, conhecida pelo uso do corpo humano em posições extremas, poéticas e críticas.
Por fim, a exposição "Out of Body: Fragment in Art" se concentra em obras de arte de diferentes períodos históricos, desde amuletos egípcios do terceiro e segundo milênios antes de Cristo até obras dos principais artistas modernos e contemporâneos de Israel.
As quatro mostras estarão abertas de 3 de dezembro de 2013 a 5 abril de 2014.