O gaúcho Gustavo Gouvêa Villar foi para a África do Sul de teimoso. Ele duvidou da amiga Leyla, que disse que a Cidade do Cabo era o lugar mais lindo do mundo.
- Pensei: "não pode ser mais deslumbrante do que o Rio de Janeiro".
Mas ele precisou se render quando conheceu as belezas naturais do lugar.
- O mar é uma das belezas naturais desse país. Aliás, certamente um dos seus protagonistas, principalmente em se tratando da Cidade do Cabo. Emparceirando belas montanhas e suas falésias, revela-se um cenário espetacular, desses pouco comuns para os olhos turistas.
O roteiro da viagem incluía a praia de Camps Bay e a Chapmans Peak Road, estrada que leva ao local batizado por Bartolomeu Dias.
- O caminho nem precisaria chegar a qualquer ponto turístico. Ele, por si só, já compensa a viagem.
Além das paisagens, Gustavo aprovou também a culinária.
- Come-se e bebe-se muito bem. O país produz seu próprio vinho (com qualidade), e as vinícolas valem uma visita. Definitivamente é um destino para onde desejo retornar. Ah, a Leyla tinha razão!
Indispensável
"Não é aceitável pisar na África e não conhecer um safári. O contato íntimo com a natureza e com a vida selvagem proporciona momentos interessantíssimos e recordações únicas. E não pense que é um programa para aventureiros ou campistas! As 'Games Reserves' têm uma estrutura de resort internacional e uma equipe preparadíssima para atender aos seus hóspedes com todo o conforto e amabilidade."
Comprinhas
"Port Elizabeth também merece destaque. É uma cidade muito organizada, com belas praias, bons restaurantes e um mercado de artesanato, o Wezandla Gallery & Craft Centre, que justifica acrescentar alguns quilos na bagagem e deixar alguns Rands sem qualquer peso na consciência."
Melhor caminho
"A viagem da cidade portuária de Port Elizabeth a Cidade do Cabo deve ser feita pela Garden Route, seja de carro (caso se sinta confortável dirigindo na mão inglesa) ou de ônibus. É que nessa rodovia estão Jeffrey's Bay, Knysna, Plettenberg Bay e a Bloukrans Bridge, de onde se pode apreciar um belíssimo visual e saltar do mais alto bungy jump do Mundo (216 metros)."
Muita aventura
"A propósito, a Garde Route se mostra mesmo pródiga em turismo de aventura. Além de pegar os mais perfeitos tubos do surf mundial e de se ter a oportunidade de se jogar de uma ponte preso por um elástico, pode-se também fazer tirolesa, mergulhar com tubarões, descer corredeiras de rafting, voar de parapente e fazer trekking, desfrutando do melhor que a bela natureza sul-africana oferece."