Chamar de vibrante este país dono de tantas belezas culturais é um chavão ultrapassado - mas, convenhamos, não deixa de ser verdade.
E, embora a Itália seja muito frequentada durante as férias de verão, os alpes italianos também oferecem uma programação e tanto para quem quer esquiar ou apenas aproveitar o tempo frio acompanhado de muita neve.
Confira dica de destinos para curtir esta temporada:
Cortina D'Ampezzo
A duas horas ao norte de Veneza, é possível encontrar uma das principais estâncias de esqui da Itália, Cortina D'Ampezzo. Popular entre turistas e amantes de snowboard, a região arranca suspiros com o pôr do sol que pode ser visto do pico da montanha. Sua área de 254,5 quilômetros quadrados, aliada à qualidade do terreno íngreme, favorece a prática do freestyle, dedicado a manobras aéreas de esqui ou snowboard.
Canazei
Localizada em Trentino-Alto Ádige, a região é considerada pelos aventureiros como a maior área de esqui do mundo - e, não por menos, ela surpreende pelos seus 1,2 mil quilômetros quadrados de área coberta de neve pura e de textura resistente. A característica do terreno é destacada pelas grandes montanhas, que parecem esculpidas à mão, tornando o local recordista em neve. O passeio de teleférico, que vai da cidade até as encostas, é o mais concorrido.
Claviere
Situada na região de Piemonte, atrai turistas da Itália e do mundo todo. O local faz parte do famoso circuito de esqui Via Láctea, que oferece mais de 400 quilômetros quadrados de pistas, com cerca de 2,8 mil metros de altura. Diversão garantida para esquiadores iniciantes e profissionais.
Passo del Tonale
Na fronteira entre Lombardia e Trentino, situa-se Passo del Tonale, região famosa por oferecer clima ensolarado com vista das montanhas cobertas de neve. Tonale é ideal para viagens em família, uma vez que não há grandes filas ou longas esperas nas atrações.
Livigno
Ainda na região de Lombardia, Livigno é conhecida por manter condições e estrutura para a prática de snowboard em todos os níveis. Com 211 quilômetros quadrados de extensão, as pistas são tranquilas, sem muitas elevações, perfeitas para aproveitar o esporte.
Friuli Veneza Júlia
Nesta região ficam as cidades de Trieste, Gorizia, Pordenone e Udine, que se destacam por suas belezas, além de opções de rotas de trekking e caminhadas. Ideal para quem busca contato com a natureza, os destinos são palco de competições de esqui e perfeitos para esportistas ousados. Entre os desafios estão as cachoeiras congeladas que servem de cenário para escaladas.