Berlim é uma das cidades mais modernas da Europa e, apesar da quase destruição total na II Guerra Mundial, conseguiu recuperar quase a totalidade dos seus prédios históricos, mesclando o futuro e o passado em uma arquitetura única.
Um ótimo lugar para se hospedar é perto da Avenida Kurfürstendamm, próximo ao zoológico e à igreja em memória ao imperador Wilhelm - é uma área fashion com diversas lojas, bares e restaurantes. O inverno é bem rigoroso, com bastante neve, e isso acrescenta um charme a mais à cidade.
O turismo pode ser dividido entre os excelentes museus e as impressionantes obras de arte, os palácios, os prédios históricos, as igrejas ou todo o turismo relacionado à II Guerra e ao nazismo.
O sistema de transporte público é excelente e permite um rápido deslocamento pela cidade. Existe um cartão chamado Berlin Welcome Card que inclui descontos em vários museus e acesso a todo o sistema de transporte. No metrô não há roletas para bilhetagem e, de posse do cartão, basta entrar e sair à vontade - o que torna os deslocamentos muito rápidos.
Uma das atrações imperdíveis é fazer uma caminhada de quatro horas com guia local, o qual mostra os locais históricos - Idade Média, reforma protestante, Alemanha Oriental e nazismo.
Os principais museus estão localizados na Ilha dos Museus, como o Altes Museum, o Neues Museum, a Alte National Galerie e o Pergamon Museum. Na pequena ilha banhada pelo Rio Spree também está a catedral, mais conhecida como Berlin Dom, onde pode-se visitar a cripta com mais de 80 sarcófagos dos reis alemães e de suas famílias.
Perfil
Alexandre Geraldo da Silva, 40 anos, é administrador em Porto Alegre
Lugares que conhece: Amsterdã, Auschwitz-Birkenau, Barcelona, Belfast, Berlim, Bratislava, Bruges, Bruxelas, Budapeste, Chicago, Copenhague, Cracóvia, Dublin, Edimburgo, Estocolmo, Gyor, Helsink, Los Angeles, Las Vegas, Lisboa, Londres, Lucerne, Monterey, Montreal, Moscou, Veneza, Washington, entre outras