Vamos combinar que a maior parte dos brasileiros sonham em conhecer a Europa, certo? E não faltam opções de roteiros e preços para mergulhar no velho continente. Mas, por incrível que pareça, tem gente que se decepciona com o passeio. O problema está em não conseguir combinar o seu estilo com a viagem. E foi exatamente o que fez o casal joinvilense Adilson Klettemberg e Janaina Schlickmann Klettemberg. Os dois passaram quase um mês na Europa e visitaram quatro cidades. Mochileiros de plantão podem achar loucura tanto tempo em tão poucos destinos, mas para eles foi perfeito.
Os dois escolheram a dedo os locais que queriam conhecer, o transporte que iriam usar e até alguns locais de hospedagens. Resultado: a segunda lua de mel foi um sucesso.
- Planejamos a viagem durante um ano. Não fomos por pacote turístico ou grupo de pessoas. Optamos em fazer por conta própria. Todos os trajetos entre países foram aéreos, pois não estávamos a fim de perder tanto tempo com viagens de trem - conta Adilson.
Ele diz ainda que a viagem tinha quatro focos: visita religiosa, gastronômica, cultural e, principalmente, romântica. Na volta, eles ainda aproveitaram o embalo para visitar parentes em São Paulo. Tudo bem do jeitinho deles.
Ano novo, culturas novas
- Viajamos de São Paulo com destino a Paris em 1º de janeiro. Chegando lá, nos aguardava o motorista ( já contratado aqui do Brasil ) para fazer o transfer até o apartamento (negociado com uma imobiliária francesa e posteriormente com o proprietário). Ficamos numa excelente localização, pertinho do Centro Georges Pompidou, no coração de Paris - conta Adilson.
Dos quase 30 dias de passeio, nove foram em Paris. Na cidade luz, o casal inclui destinos bem tradicionais, como Palácio de Versalhes, Museu do Louvre, Catedral de Notre Dame, Arco do Triunfo, Museu de Orsay, Centro Georges Pompidou, Basílica de Sacré Coeur, Praça da Concordia, Hotel de Ville, Igreja de Madeleine e a Torre Eiffel.
- Apesar do intenso frio que passamos no mês de janeiro, Paris nos deixou um gostinho de 'quero mais'. Pretendemos voltar em outra estação do ano, para conhecermos os campos de lavanda - acrescenta Adilson.
Hospedagem bem definida
A rota mais gelada da viagem feita no inverno europeu foi Berlim.
- Foi também a mais marcante, pois somos de descendência alemã - diz Adilson.
Ele conta ainda que Berlim foi o primeiro local no qual reservaram hospedagem, pois queriam ficar de qualquer jeito no The Circus Hostel.
- Ele é considerado hoje o melhor do mundo neste segmento - garante.
Em Berlim, o casal visitou o famoso e indispensável muro, o Portão de Brandeburgo, o Palácio do Reichstag, o Berliner Furnsehturm, além de o Jardim Zoológico de Berlim, o Museu Pergamon e a Topografia do Terror - Holocausto e o famoso campo de concentração Sachsenhausen.
- Conhecer a Alemanha foi fundamental para nós. Tentar descobrir o que aconteceu e como viveram nossos antepassados nos enriqueceu culturalmente - conta.
Hospedagem bem definida
Após mais uma semana de passeio, o casal foi de Berlim para Roma.
- Para nós, católicos, conhecer a pedra fundamental da nossa igreja fez aumentar ainda mais a nossa fé - diz Adilson.
O roteiro na cidade incluiu o considerado por eles "fantástico" Museu do Vaticano , a Capela Sistina, a Basílica de São Pedro, o Coliseu e o Arco Constantino, Pantheon, Fontana di Trevi, Castelo de Santo Ângelo, Piazza Navona, Templo Adriano e Accademia Nazionale di Santa Cecilia.
Paradinha mais perto de casa
- Antes de encerrar o nosso roteiro, partimos com destino a Lisboa, onde nos hospedamos por mais cinco dias passeio. Já estávamos nos sentindo em casa, pois bateu saudade de ouvir o nosso idioma. Em Lisboa, aproveitamos para conhecer o Castelo de São Jorge, Mosteiro dos Jerônimos, Torre de Belém, Convento do Carmo, Pavilhão Atlântico e o incrível e inesquecível Oceanário - conta Adilson.