Confira fotos de leitores em Búzios:
A Rua das Pedras, com pouco mais de 200 metros de extensão, ponto de encontro mais concorrido da cidade, é exclusivamente pedonal. De um lado e do outro, alinham-se lojinhas, butiques, bares, restaurantes, mini-shoppings e galerias de arte, tudo no mais característico estilo arquitetônico local, de velhos casebres de pescadores reformados.
Durante a alta temporada, que vai de dezembro a março, Búzios fica irremediavelmente abarrotado de turistas. No Natal, no Ano-Novo, no Carnaval e nos fins de semana prolongados deste período, é quase impossível encontrar vaga em qualquer estacionamento sem reserva antecipada. Imensos transatlânticos despejam diariamente os visitantes na praia da Armação e na dos Ossos, há engarrafamentos para todo lado, seja lá onde for é complicado estacionar.
A rua constitui um termômetro: quando a cidade está lotada, a partir das 22h, já não se consegue circular sem esbarrar em alguém (quem sabe até um fortuito encontro com algum famoso). Depois da meia-noite - o horário de praxe para as pessoas saírem dos restaurantes, após o jantar -, é tal a aglomeração de gente que fica quase impraticável dar passos largos.
Mas basta esperar pelo fim do verão para reviver Búzios à moda antiga. A partir de abril e até a véspera do Natal, o lugar transforma-se num oásis de tranquilidade, proporcionando uma agradável fusão entre o alto padrão de infraestrutura turística com aquela deliciosa atmosfera do vilarejo de outrora. Os grandes transatlânticos apagam temporariamente Búzios da rota, os veranistas desocupam as praias deixando-as quase desertas, não há mais filas nos restaurantes, e as pousadas oferecem pacotes muito interessantes. Na Rua das Pedras, é possível caminhar folgadamente e apreciar a graça das fachadas reabilitadas.
O que mais seduz o turista em Búzios são as praias de sonho, cada uma com características próprias. Para apanhar ondas ou praticar esportes aquáticos, conversar, comer e beber num dos vários bares encravados na areia, a praia de Geribá é imbatível e a frequência eclética fez desta longa faixa de areia branca uma das mais concorridas. A minúscula praia do Forno é intimista, a da Ferradura, aconchegante, Manguinhos e Rasa ainda conservam traços selvagens. A encantadora praia dos Ossos é linda e emoldurada pelo cenário bucólico dos barcos e pela igrejinha de Santana, é cenográfica. Ainda restam muitas outras. Mas o melhor mesmo é conferir pessoalmente e descobrir qual é a "sua praia".
Quem é a Maria Helena?
A leitora do Viagem mora em São Luiz Gonzaga e já viajou bastante: Portugal, Espanha, Itália, Suíça, Mônaco, Vaticano, França, Bélgica, Holanda, Polônia, Alemanha, Grécia, Turquia, Reino Unido, Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai e muitos lugares do Brasil. Maria pretende ainda conhecer os Estados Unidos e o Marrocos.