Thaís Brulinger morou seis meses em Chennai, sul da Índia, onde fez um intercâmbio. Ela foi por meio da Aisec, órgão bem conhecido dos universitários, e teve a oportunidade de trabalhar em um hotel durante a viagem. Mas nem mesmo o contato com as tão diversas culturas dos hóspedes ofuscou as particularidades dos costumes indianos.
- A cultura indiana é incrível, principalmente em relação à religiosidade e às castas que dividem a sociedade. Gostei de saber sobre os mais de 300 dialetos, de provar as longas vestimentas (como o sari) e de participar dos festivais Holi e Pongal, além de ouvir sobre o que os indianos pensam sobre nosso "jeitinho brasileiro". Se a poluição pela cidade onde vivi foi o aspecto que menos curti durante a minha experiência, andar pelas ruas era, pelo menos, curioso - conta ela.
Delícias típicas
Os pratos são bastante apimentados, mas há opções para todos os gostos. Recomendo provar a tradicional masala dosa, o chicken biryani, acompanhado de Curd Rice, e os pães paratha, chapati e naan. Esses também são facilmente encontrados nas ruas por preços bastante acessíveis. Aliás, tanto alimentação quanto transporte são superbaratos.
(Fotos: (Fotos: Arquivo Pessoal) Alimentos e produtos típicos são facilmente encontrados pelas ruas de Chennai - e com preços acessíveis
Passeio
De ônibus, com 100 rupias (menos de R$ 4) pode-se viajar de Chennai a Mahabalipuram, um dos mais famosos destinos turísticos da região, repleto de templos hindus. A cidade fica no caminho de Pondicherry, um belo distrito colonizado por franceses e que foi cenário do recente filme A Vida de Pi. A famosa estátua de Gandhi e o templo dourado são os atrativos mais procurados por turistas. Para relaxar, vale reservar uma estadia em um dos resorts da região.
Fazendo as malas
Quando for conhecer a região, sugiro levar pouca bagagem. Fazer compras custa pouco. Leve apenas roupas leves para o clima quente e seco, principalmente se for viajar entre os meses de dezembro e março. Vale lembrar que, na Índia, as mulheres, mesmo turistas, não costumam usar roupas curtinhas. É apenas um ato de respeito aos valores religiosos e culturais.
Thaís Brulinger morou seis meses em Chennai, Sul da Índia, onde fez um intercâmbio Ásia
Comprinhas
É bom deixar espaço na bagagem para as lembrancinhas, já que não faltam opções de presentes. Lenços de pura seda, esculturas dos deuses hindus, incensos, tecidos desenhados à mão, bijuterias, perfumes - e a lista segue. Sugiro trazer receitas e alguns dos temperos que só se encontram por lá.