Uma visita a Rouen não estava no roteiro das últimas férias, mas acabou se tornando uma das surpresas de viagem mais agradáveis que já tive. Passando duas semanas em Paris, meu marido e eu aceitamos a recomendação de uma tia. Devota de Santa Joana DArc, ela aconselhava a espiar a cidade onde a heroína morreu. Como Rouen ficava pertinho, distante pouco mais de uma hora da capital francesa, e parecia belíssima nas fotos da internet, aceitamos o conselho.
Chegamos na estação de trem e fomos descendo a pé a avenida principal de Rouen, que leva às maiores atrações da cidade. A primeira lembrança de que estamos em terra de adoração a Joana DArc aparece já na primeira quadra: um museu instalado numa antiga torre onde a jovem teria ficado presa. Traz maquetes da Rouen daqueles tempos, objetos que teriam pertencido a Joana e relíquias históricas. O local onde a heroína teria sido queimada também é preservado junto de uma igreja ao final dessa avenida.
Apesar de receber centenas de devotos todos os meses, um passeio por Rouen passa longe de ter cara de turismo religioso. A cidadezinha é um charme só. As ruas de pedra e a arquitetura peculiar também levam até ela curiosos por história e gente que simplesmente quer encher os olhos com as casas, os restaurantes, os monumentos e, é claro, a famosa catedral de Rouen, considerada por muitos como a mais bonita da Europa. A gigantesca construção que, na opinião de quem adora visitar igrejas pelo mundo, merece a fama que tem, foi eternizada em pinturas de Claude Monet, que morava naquela região.
Um passeio básico por Rouen pode ser feito da mesma forma que elegemos: chegada pela manhã, caminhadas e retorno no fim do dia. Quem não gosta muito de fazer roteiros a pé pode contratar um tour num trenzinho aberto ou numa carruagem. Ambos saem da quadra da catedral. A passagem de ida e volta custou cerca de 90 euros para duas pessoas e compramos no mesmo dia da viagem.
Um último conselho: não subestime as compras! Apesar da vocação histórica, Rouen é paraíso de lojas de grife. Até mesmo uma versão míni da badalada Galerias Lafayette existe por lá.
>> Leia mais sobre Rouen