A cultura do Arizona é altamente influenciada pela herança indígena. São 22 tribos existentes até hoje que continuam a fazer grandes contribuições para a vida espiritual, cultural e econômica do estado. Algumas delas tem uma abertura maior para os turistas, o que é uma ótima oportunidade para conhecer de perto essa herança cultural.
A Navajo Nation, por exemplo, é a maior reserva nativa americana. A agricultura e criação de animais, como ovelhas e gado, ainda são o meio de sustento de grande parte deles. Ela está localizada no nordeste do estado e tem dentro de suas dependências diversos monumentos nacionais, parques tribais e locais históricos, além de quase 300 km da borda do belo Lake Powell. Faz parte dessa região, também, o cativante Antelope Canyon.
Para os antigos índios Navajo, adentrar esse cânion era o mesmo que entrar em um lugar harmonioso em sintonia com a natureza. As curvaturas do arenito produzem um visual fantástico que muda continuamente de acordo com a posição do sol. Para conhecer mais sobre a cultura e tradições da tribo, visite o The Explore Navajo Interactive Museum , em Tuba City.
Já as terras indígenas dos Havasupai são um lugar muito pacífico, com suas cataratas verdes e azuis. As cincos quedas d'água formam um verdadeiro santuário e podem ser acessadas a pé, a cavalo ou por helicóptero.A trilha de aproximadamente 16 quilômetros começa no Hualapai Hilltop. As reservas de hospedagem devem ser feitas com antecedência, mas a espera vale muito a pena!
Os arredores de Phoenix também oferecem várias oportunidades para conhecer a cultura dos povos nativos americanos. Na cidade de Chandler, por exemplo, existe um resort inspirado na arquitetura, design, artes e lendas da comunidade indígena Gila River, chamado Sheraton Wild Horse Pass Resort & Spa.
Outra opção de acomodação é no Radisson Fort McDowell Resort, localizado na terras da Yavapai Nation, que abriga o campo de golfe We-Ko-Pa Golf Club. O Talking Stick Resort, na tribo indígena Salt River Pima-Maricopa County, possui uma coleção de arte pós-moderna, incluindo artistas de ascendência nativo americana.