Em seis meses, o Reino Unido atraiu mais turistas do que o mesmo período no ano passado. E os gastos dos viajantes também aumentaram: foram 8,72 milhões de libras, um aumento de 11%. Depois de ter recebido mais de 31 milhões de turistas em 2012, a Grã-Bretanha segue atraindo turistas estrangeiros.
Segundo o Office for National Statistics (Secretaria Nacional de Estatísticas, ONS), o número de turistas aumentou 5% de abril a junho, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com as estimativas, o país registrou 2,9 milhões de visitas apenas em junho, 12% a mais do que as mesmas datas em 2012. Se os americanos estão em nítido recuo (-4% no primeiro semestre), os europeus vão na direção contrária: o número teve aumento de 3%.
A partir de setembro, muitos eventos devem continuar a atrair um grande público à Grã-Bretanha. Veja o que fazer por lá:
Encontro com Gordon Ramsay
Em setembro, o midiático chef Gordon Ramsay abre um novo estabelecimento em Londres: o Union Street Café, no biarro de Southwark. Os pratos terão um toque mediterrâneio e o menu será diferente a cada dia.
A ideia é oferecer aos clientes produtos da estação, favorecendo os fornecedores locais e usando ingredientes vindos diretamente do Mediterrâneo. O jogador aposentado de futebol David Beckham estará na abertura.
O Union Street Café fará parte do London Restaurant Festival, que divulga estabelecimentos da capital inglesa, de 3 a 21 de outubro.
London Art Wall celebra a Semana de Moda
Spiros Halaris, Mateus, Bailon, Kef ! e Otto d'Ambra, membros do coletivo de artistas London Art Wall, modificaram cabines telefônicas para a operação "London Mania", da loja Le Printemps, que ocorre de 29 de agosto a 9 de outubro em Paris. As criações não se limitam a Paria: serão representadas em uma parede do Shoreditch Art Wall durante a Semana de Moda de Londres, que ocorre de 13 a 17 de setembro.
A feira de arte contemporânea de Manchester
O mais importante encontro de arte contemporânea do norte da Inglaterra desembarca emManchester de 26 a 29 de setembro. No programa, 70 galerias vindas de toda a Inglaterra revelarão aos amantes da arte os trabalhos de cerca de 500 artistas. Um espaço será dedicado às crianças, para que elas trabalhem sua criatividade.
Os Jogos de Highlands
Os Jogos de Highlands fazem parte dos encontros tradicionais inevitáveis da região. O público se diverte com as proezas esportivas dos competidores, mas isso não é tudo. Os eventos também servem para descobrir a cultura local com apresentações de dança, campeonatos de gaitas de fole, concertos, etc. No dia 14 de setembro, Pitlochry organiza um dos últimos "Highlands Games" do ano.