A Unesco (United Nation Educational, Scientific and Cultural Organization) acaba de reconhecer, na Alemanha, mais um Patrimônio da Humanidade: o Parque Wilhelmshohe, localizado em Kassel. O parque de montanha é um exemplo da arquitetura do período absolutista. Entre as suas muitas atrações, destacam-se a Estátua de Hercules, símbolo da cidade de Kassel e situada aos pés do Teatro Aquático, o Castelo de Wilhelmshoehe e as ruínas da Fortaleza Lowenburg.
Com um total de 38 Patrimônios da Humanidade, a Alemanha é o segundo país do Velho Continente em número de títulos, empatado com a França, e atrás apenas da Itália, que contabiliza 49 certificações da instituição da ONU.
- Com o Parque Wilhelmshohe, a lista dos Patrimônios da Humanidade da Unesco ganha mais um monumento de extrema importância. Juntamente com o Registro de Memórias do Mundo, a lista de Patrimônios Naturais e Culturais da Humanidade tem um papel importantíssimo no turismo cultural alemão e contribui para a excelente imagem da Alemanha como destino turístico cultural - avalia a presidente do Centro de Turismo Alemão, Petra Hedorfer.
Na semana passada, dois documentos foram incluídos na lista de Registros de Memória do Mundo da Unesco. Um deles é a farmacopeia do Mosteiro Lorsch e o Disco de Nebra. Além disso, também foram inseridos no registro da instituição o "Manifesto Comunista" e o primeiro volume do "Capital", de Karl Marx.
- Os Patrimônios da Humanidade da UNESCO são um argumento forte para o turismo cultural vindo do exterior e um selo de qualidade extremamente relevante - afirma Petra Hedorfer.