É possível mesmo ver ouro no céu nos fins de tarde da Califórnia. Nas praças das pequenas cidades ou no horizonte das estradas que cortam o Estado, a luz é praticamente o tempo todo quente e dourada. Destaca a silhueta dos barcos nas inúmeras marinas e das cadeias de montanhas por toda parte. Por isso, os estúdios de cinema foram construídos lá. Por causa da luz. No começo, não precisava de refletor. Todo o cinema mudo foi feito em estúdios sem teto. Chovia pouco e tinha sol o ano todo.
Esse clima agradável, o conforto, a hospitalidade e as possibilidades de diversão e prazer para todas as idades colocam a Califórnia como destino imperdível no roteiro de quem viaja para os EUA.
Uma sugestão é explorar a Southern California, parte do Oeste americano, ao Sul do Estado, banhada pelas águas geladas do Pacífico. Cidades costeiras, rota de vinícolas, surfe e outras inúmeras opções de esporte e lazer ao ar livre, arte, museus, parques e zoológicos. Gastronomia à base de frutos do mar, produtos locais e orgânicos, bons restaurantes e hotéis, natureza exuberante e lojas legais. E a forte influência mexicana pela proximidade com a fronteira.
Gabriela Rovai / Agência RBS
É agradável estar num lugar em que o espaço público é confortável, limpo e seguro. O sul da Califórnia é assim: acolhedor. Os bairros têm áreas verdes com gramados aparados e profusão de flores e árvores. As construções são preservadas, especialmente as históricas. Pistas de skate, parquinhos infantis e quadras esportivas gratuitas - incluindo de golfe - estão em dia com a manutenção. Existem calçadões, ciclovias e bancos nas praias mais urbanizadas. A sinalização está presente, até em lugares remotos da estrada.
Senti que os moradores têm orgulho de suas cidades. A cultura e a identidade são valorizadas. É mais fácil ser turista porque todo lugar com uma história para contar, seja uma igreja, um píer ou uma casa, têm uma placa explicativa, que estimula a visita.
A natureza preservada convive perfeitamente com o progresso. A tecnologia é usada a favor do bem-estar da população. Quando a prefeitura poda uma árvore na rua, por exemplo, esta é colocada numa máquina acoplada ao caminhão que tritura na hora os galhos e produz adubo. Há mais eficiência e sustentabilidade. Dos serviços básicos aos de luxo. O botão na sinaleira para fechar o sinal e o pedestre passar funciona, a maioria dos hotéis reutiliza água, não faltam latas de lixo, o asfalto é liso e sem buracos. E a pontualidade, o respeito entre as pessoas, principalmente aos idosos e crianças são evidentes. As pessoas têm um jeito mais sossegado de viver.
Se você estiver com tempo, o melhor é alugar um carro para descobrir aos poucos as belezas e ver de perto os clássicos sunsets. Não tem como estar na lendária Highway 101, vento batendo no rosto, horizonte dourado e não se emocionar.
* A repórter viajou a convite da California Travel & Tourism Commission
De tudo em...Los Angeles
Pegue um ônibus que tem espaço para mala e siga direto para a locadora de carros. É possível alugar um Jeep super confortável com aquecimento no banco por preço nada exorbitante. Não esqueça do GPS, ele será seu melhor amigo na viagem. Principalmente se ninguém no carro dominar o trânsito pesado de LA e as quase incompreensíveis "right-hand turns" ou viradas à direita com o sinal vermelho permitidas em alguns Estados do país.
LA tem balada para todos os gostos, teatros, cinemas, museus e restaurantes com culinárias de diversas partes do mundo. Aproveite também para comprar eletrônicos e pagar três vezes menos que no Brasil. Você vai enlouquecer na loja da Apple.
Celebridades em... Santa Barbara
Santa Barbara é uma joia. Tem um encantador ar europeu misturado com a cultura do surfe e do vinho, a influência espanhola e mexicana e a praticidade e eficiência do viver americano. Com a vantagem de ter ótimos hotéis, restaurantes e lojas. É possível fazer turismo de luxo, se for o caso. A arquitetura predominante é a colonial espanhola. Não se permite construir edifícios ou casas que não estejam em equilíbrio com a estética local. Construir é um processo rigoroso e fiscalizado.
A economia da cidade é impulsionada em parte pelos patronos que tem. São ex-universitários que estudaram lá, tiveram sucesso na carreira e financiam estudos e pesquisas. A cidade tem um campus da Universidade da Califórnia.
As colinas são habitadas pelos ricos, em bairros como Montecito. Mansões com vista para o Pacífico e jardineiros mexicanos uniformizados. O primeiro hotel da cadeia Orient Express da Costa Oeste foi construído ali. O El Encanto fica bem no topo da colina, numa mansão restaurada e de arquitetura colonial espanhola. No meio do caminho sinuoso de asfalto perfeito tem uma espécie de santuário de sapos. É lindo. Qualquer um pode deixar um sapo de pelúcia, vidro, pano. Os ciclistas curtem bastante esse passeio, pedalam até o topo de vista cinematográfica.
Artistas escolheram a cidade para viver ou passar fim de semana. Moradores contaram que eles gostam porque andam na rua sem serem incomodados.
Casas de Oprah Winfrey e do casal Brangelina
Santa Barbara teve o maior estúdio do cinema mudo, na época. Charles Chaplin construiu um hotel, o Montecito Inn, ainda funcionando.
A pequena e charmosa cidade fica a cerca de duas horas de carro de Los Angeles. Mas as estrelas costumam ir de jatinho e pousam no aeroporto local. Oprah Winfrey é uma delas. A apresentadora comprou e reformou um trolley para fazer passeios com amigos como Tom Hanks. Angelina e Brad Pitt têm casa distante da cidade, mas na região. A história que rola por lá é que eles escolheram o terreno sobrevoando de helicóptero. Gostaram, pousaram no rancho e fizeram a oferta.
O porto de Santa Barbara é um encanto. Muito agradável almoçar e observar as gaivotas voando, os pequenos barcos. No The Endeless Summer Bar Café se come bem. O bar com nome do clássico do cinema expõe memorabilia de pescadores e do surfe. Ao lado, uma pequena livraria vende títulos de autores americanos sobre navegação, aventuras e histórias de amor no mar. O porto oferece passeios de taxi-barco, mergulho, entre outras opções.
Famosa como destino de vinho, Santa Barbara tem dezenas de vinícolas na área rural abertas para visita. O filme Sideways foi filmado na região. Na cidade, é possível provar os rótulos nas charmosas wine rooms como a Anacapa Vintners.
Não deixe de ir ao café Scarlett Begonia, no centro. Parece que você está no interior da Itália. As mesas ao ar livre ficam em volta de um chafariz. Charmoso e supersaboroso. Eles usam produtos frescos, caseiros e orgânicos. O pão é batido à mão, os ovos são de galinhas criadas soltas.
O bairro The Funk Zone concentra muitos jovens. Tem belos grafites nas ruas, estúdios de shappers, artesãos, galerias de arte e wine rooms.
Imperdível conhecer o zoológico, numa belíssima área verde, doada pela antiga moradora às crianças locais.
Diversão no...Universal Studios Hollywood
Indispensável reservar um dia para ir ao Universal Studios Hollywood, em Los Angeles. Há opções VIP do passeio de micro-ônibus aberto. Um tour pelos bastidores dos estúdios e cidades cenográficas do Velho Oeste, De Volta Para o Futuro, Tubarão. O escritório onde Alfred Hitchcock trabalhava e o cenário do Bates Motel, de um de seus clássicos, Psicose. Uma viagem pela história do cinema literalmente em outra dimensão. Os turistas de óculos 3D são surpreendidos pelo gorila King Kong que parece pular em cima dos visitantes, e encaram os efeitos especiais do metro de Nova York sendo atingido por uma enxurrada. Dá vontade de assistir os filmes de novo.
Entre os brinquedos, um dá medo de verdade. É a Casa dos Horrores. Um espaço escuro, teia de aranha, fumaça e sons de terror que se percorre a pé. A todo o momento pula um monstro em cima de você. Adrenalina pura. Para quem quer outro tipo de emoção, tem Transformers e os Simpsons, entre outros. As lembranças com personagens de filmes e desenhos animados vendidas nas lojas são irresistíveis.
Mordomias em... San Diego
Visit California / Divulgação
San Diego é a segunda maior cidade da Califórnia e mantém alta qualidade de vida. Tem inúmeras vocações. Diversão ao ar livre, praias, escalada e trilhas nas montanhas no inverno, arte, cultura, excelentes restaurantes, centro histórico, rota de vinhos e de produtores rurais, universidades e bases militares da Marinha. O ideal primeiro é fazer um tour de trolley e, em duas horas, conhecer os principais pontos turísticos, como o porto com capacidade para grandes navios, entre eles um antigo porta-aviões de 1945, onde hoje funciona um bar.
Imperdível o restaurante The Marine Room, no sofisticado balneário La Jolla. Imensas janelas sobre o mar dão a impressão de que se está num navio. Uma experiência inesquecível é saborear os pratos do chef francês Bernard Guillard vendo as ondas quebrando na janela. Entre as praias de La Jolla, está a Blacks Beach, onde se pode ver uma das luas mais bonitas. Para surfar, a dica local é a Pacific Beach.
O Hotel Del Coronado é uma obra de arte, e vale ir até a Ilha Coronado para vê-lo. É de 1888, todo em estilo vitoriano. Serviu de cenário para o filme Quanto mais Quente Melhor com Marylin Monroe, uma de suas ilustres hóspedes, assim como Clark Gable, Madonna e tantos outros artistas e presidentes como Franklin Roosevelt e Barack Obama.
O Hillcrest, bairro de artistas, é um passeio bacana para ver as charmosas casas em estilo californiano, o Craftsmen style, e tomar um brunch delicioso na Bread e Cie, a padaria de pães artesanais, considerada a melhor em diversas premiações do gênero.
A cidade é perfeita para ir com as crianças em passeios na Legoland, na montanha-russa de cem anos do Belmond Park, à clássica SeaWorld e à Aquática, o novo parque da mesma empresa, e no Balboa Park, que abriga museus, teatros e o zoológico - um dos pontos altos da cidade.
O Resort e Spa Paradise Point é legal para se hospedar com a família. A vista dos confortáveis bangalôs é para a Mission Bay, onde se pode andar de caiaque e jet ski. Patos andam tranquilos no caminho entre os quartos e a recepção. O spa tem tratamentos para o corpo e o rosto. A massagem com bambu, pedras vulcânicas e óleo de semente de uva é ótima.
O centro não tem aglomeração de pessoas, e sua arquitetura é preservada. Destaque para o Gaslamp Quarter, no coração do centro histórico com prédios antigos em estilo vitoriano, bares, boates e restaurantes. E claro, as belíssimas lâmpadas que dão nome à região e que antigamente funcionavam a gás. A dica de boate da moda é a Fluxx. Para quem gosta de culinária asiática, uma boa opção é o Katsuya, com projeto de Philipe Stark, que assina o design e as fotos nas paredes.
Para conhecer como era a cidade antigamente quando foi governada pelo México, há passeios pela Old Town San Diego State Historic Park, com lojas e restaurantes típicos, bem turístico.
O centro da cidade fica a cerca de 20 minutos da fronteira com o México. Vale programar uma visita guiada a Tijuana.
Mar em... Ventura
Tipos locais, pescadores, comerciantes, homens voltando e saindo ao mar. O porto de Ventura é autêntico. É possível ficar horas observando sua movimentação. São dezenas de barcos, a maioria veleiros. Atrás dos mastros, ao fundo, as montanhas Topa. No inverno, ficam cobertas de neve. É gostoso passear no deck depois de almoçar por lá. O restaurante Brophy Bros tem varanda com vista para o mar, serve peixes locais, ostras, lula, fish e chips. Há um santuário ecológico na região chamado Chanel Islands, um arquipélago com cinco ilhas. Os passeios pagos saem do porto. Há barcos que fazem também turismo de observação de baleias.
Os moradores são supersimpáticos. E mais sossegados ainda que em outras cidades. Ventura é uma cidade mais alternativa. Oferece conforto e tem uma certa simplicidade. É boa para o surfe, tem teatro, lojas de produtos de beleza orgânicos, casas de vinho e uma rota de 12 vinícolas com passeios e wine tasting.
Vida alternativa em... Santa Monica
É supercool. Pessoas bonitas, figuras excêntricas. É um balneário moderno e sofisticado, endereço de artistas de Hollywood. Tem ciclovia no meio da faixa, não tem lixo algum na rua, assim como em qualquer dessas cidades ao Sul. Um dos pontos altos é a 3th Street Promenade, uma rua arborizada só para pedestres com apresentação de músicos, crianças andando de patins, pessoas passeando com seus cães e muitas lojas legais de roupas, eletrônicos, brinquedos e para a casa.
Dá para ir a pé até o Santa Monica Place, um shopping a céu aberto com lojas de produtos orgânicos e artesanais. Esta é uma tendência forte na Califórnia. Todas as cidades têm feira livre nos bairros com pescados da região, verduras, legumes e frutas cultivados em sítios e fazendas sem agrotóxicos. O orgânico é muito valorizado por lá. Neste shopping, por exemplo, existem desde restaurantes e lojas de utensílios e ingredientes para cozinha até produtos de beleza e aulas de culinária com esta proposta. Uma boa pedida é o restaurante The Curious Palate, com opções de saladas, sopas, sanduíches e café da manhã.
Tendências em...Venice Beach
Endereço dos poetas da geração Beat em LA, na década de 1950, berço do surfe e do skate, onde os integrantes do The Doors se conheceram, Venice Beach é um lugar onde nasceram tendências como o streetwear, inspirado no jeito de vestir de skatistas, surfistas, e da galera do grafite e do hip hop. Conhecida como a Veneza americana, a praia é uma babilônia com certo ar decadente. Vale pela história, pela arte nas ruas como grafites, galerias, tatuadores, estúdios de música. Para garimpar acessórios divertidos nas lojinhas e ver figuras bizarras e originais desfilando pelo calçadão, a Ocean Front Walk. Há shows ao ar livre, trapiche, ciclovia, rampa de skate e gramados para simplesmente deitar ao sol. É lindo o quadro Noite Estrelada de Van Gogh pintado pelo artista Rip Cronk em um paredão de esquina.
Dicas de viagem
- Se você for fumante vai se sentir meio marginalizado porque praticamente ninguém fuma nas ruas. Há leis limitando espaços e distâncias para se acender um cigarro. É proibido fumar em parques, praias e a determinados metros de restaurantes. Se for fumar, leve um cinzeiro de bolsa. Mais prático.
- Valores indicados para gorjetas: camareira: US$ 2 por dia; carregador: US$ 1 por mala e US$ 1 por chamar um taáxi (se ele abrir a porta para você); restaurantes e bares: 15% para o serviço na mesa e US$ 1 por drink ou serviço do bar.