Cosmopolita. É assim que se pode descrever a Big Apple. Dificilmente você verá em outra parte do mundo uma miscelânea tão grande de culturas reunidas como em Nova York. Judeus ortodoxos circulam pela cidade com tanta naturalidade como se estivessem em Jerusalém, milhões de indianos são bastante familiarizados à cultura anglo-saxônica, comércios e restaurantes voltados a asiáticos e latino-americanos, dentre outras tantas origens e nacionalidades, mantém os hábitos e costumes dos diferentes povos que ali vivem. Não se surpreenda se o condutor do táxi que você pegar pouco saiba falar inglês, é muito comum paquistaneses, egípcios e indianos somente falarem a língua vernácula e não conseguirem entender direito para onde você quer ir.
A "cidade que nunca dorme" exala cultura. É lá que você poderá apreciar diversas galerias de arte, teatros, museus, tendências do mundo da moda e concertos musicais. E não se preocupe se você considerar não frequentar estes tipos de programa, pois lá você vai encontrar os mais variados tipos de entretenimento que desejar. A vida noturna é bastante intensa, entre baladas famosas, bares e shows musicais para o mais eclético gosto musical. Jogos de basquete e beisebol também fazem parte do rol das diversões disponíveis. Aliás, em Nova York é que você poderá se sentir verdadeiramente um cidadão do mundo, pelo acesso facilitado a qualquer diversidade cultural. Aprecia gastronomia? Que tal um provar um vinho que vem com uma cobra morta dentro de uma garrafa num restaurante vietnamita ou então um prato a base de carne de rato num restaurante chinês em Chinatown? Pois é, na cidade mais populosa dos Estados Unidos, se desejar, é possível conhecer um pouco de cada parte do planeta.
Bastante segura, a cidade permite, através do efetivo e numeroso policiamento, que você caminhe pelas ruas de Manhattan com muita tranquilidade. Após o atentado terrorista de 2001, milhares de policiais observam atentamente tudo ao seu redor. Aproveite para utilizar o transporte público que é barato, ágil e eficiente. Com intervalos de passagem entre um e outro trem de, no máximo, 5 minutos durante o dia e facilmente identificáveis através de diferentes cores conforme as linhas, você facilmente chegará onde deseja sem maiores dificuldades. E se você está preocupado com o frio inebriante que faz lá em determinada época do ano, relaxe! Nova York está preparada para ele, já que em qualquer lugar, do hotel à confeitaria da esquina, vai existir uma calefação potente, que deixará você aquecido em poucos minutos após um passeio pela cidade. Bastante organizada, dificilmente você sairá de lá insatisfeito com alguma coisa. Divirta-se e aproveite sua viagem, sem esquecer das "tips", que são as gorjetas pagas para "literalmente tudo". É praticamente uma ofensa não oferecê-las a quem está prestando um serviço a você! Have a nice trip!
*Greice Ballardin Miotto Buttelli, Farmacêutica-Bioquímica, 31 anos
Lugares que já conheceu: Los Angeles, San Francisco, Las Vegas, Nova York, Cancun, Buenos Aires, Pantanal, Bonito, Fernando de Noronha, Fortaleza, Natal, Salvador, Porto de Galinhas, Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Curitiba e Florianópolis.
Lugares que pretende conhecer: Los Roques, Ilhas Maurício, Cartagena de Índias, República Checa, Alemanha, Qatar, África do Sul, Cingapura, Bélgica, Sérvia e Lençóis Maranhenses.