Com mais de 9 mil quilômetros de litoral, não é de se espantar que o Brasil tenha inúmeras praias belíssimas. Areias brancas, água cristalina, ondas para surfe, contato com a vida marinha e até mesmo casamentos à beira-mar podem ser apreciados no litoral.
Milhares de turistas, provenientes de outros cantos do país e de várias regiões do mundo, viajam para aproveitar um pouco desses cenários paradisíacos. E, segundo esses visitantes, é no Nordeste, em especial em Pernambuco, e no Estado do Rio de Janeiro que estão as praias mais bonitas. Confira a lista, imagine a brisa costeira e decida qual destino conhecerá nas próximas férias.
Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)
Entre as praias mais belas do Brasil, a Baía do Sancho, no arquipélago de Fernando de Noronha, foi considerada a melhor de todas, segundo os internautas do TripAdvisor. Ela ficou em quarto lugar no ranking mundial. Para chegar a esse paraíso, é preciso ir próximo ao Morro Dois Irmãos e se preparar para descer uma escadaria íngreme. Depois, basta seguir por uma enorme vala até a praia.
O cenário alcançado recompensa o esforço. A paisagem é paradisíaca e tem mar cristalino, considerado um dos melhores do Brasil para a prática do mergulho, devido à boa visibilidade e à presença de bancos de corais repletos de vida marinha. Além da beleza tradicional, entre abril e julho, as chuvas típicas da época formam duas cortinas dágua, que tornam o local ainda mais mágico. No entanto, fique atento: também até julho, ocorre a desova de tartarugas, e a praia fica indisponível para turismo das 18h às 6h.
Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE)
A Baía dos Porcos reserva aos seus visitantes um cenário incrível. A faixa de areia é estreita e se estende por pouco mais de 100 metros, mas, no mar, há piscinas naturais entre grandes rochas vulcânicas.
Nas águas, diversos peixes podem ser vistos pelos mergulhadores, apenas com o uso do snorkel, graças à água muito cristalina. O local é quase inóspito, pois é um pouco difícil de se chegar lá. É preciso caminhar cerca de 15 minutos por uma trilha de areia e pedra.
Portanto, o indicado é levar água e lanches, além de sacolas para guardar o lixo, pois não há lanchonetes ou quiosques.
Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)
Localizada no município de Angra dos Reis, a Ilha Grande é conhecida pelos belos cenários naturais. Entre eles, está a praia de Lopes Mendes. Os três quilômetros de costa são inabitados e têm um mar com inúmeros tons de verde e azul. É um ótimo destino para surfistas, uma vez que as ondas costumam ser frequentes e intensas. Para quem nunca praticou, mas quer aprender a surfar, há pranchas para aluguel e professores que cobram pelas aulas.
O lugar também encanta milionários e famosos, que vão de helicóptero. Para chegar à praia, o caminho mais simples é por meio de barcos, que saem da Ilha do Abraão a cada meia hora e chegam à Praia do Pouso. De lá, é preciso caminhar mais 20 minutos por uma trilha até Lopes Mendes.
Muro Alto, Porto de Galinhas (PE)
Lauro Alves / BD
Lar dos principais resorts de Porto de Galinhas, a praia de Muro Alto é conhecida por sua calmaria e águas mornas. O nome do local vem de um paredão de areia com coqueiros presente na região. Passeios de jet ski e de bugue, além de uma piscina natural com 2,5 quilômetros de extensão, estão entre os principais atrativos para os visitantes.
Há ainda a possibilidade de andar por cima dos corais para observar piscinas naturais e ver diferentes espécies de peixe. Contudo, recomenda-se fazer isso sempre com chinelo, devido ao risco de se pisar acidentalmente nos ouriços que ali se instalam. O ideal é fazer esse tipo de passeio quando a maré está baixa, para que se possa andar com calma sobre a barreira.
Baía dos Golfinhos, Tibau do Sul (RN)
Paulo Francisco / Divulgação / BD
Localizada na região da Praia da Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, a Baía dos Golfinhos recebe esse nome por ser um lugar no qual ocorre grande contato com o mamífero. Há diversos passeios de barco pela região que oferecem mergulhos próximos aos animais. Também chamada de Praia do Curral, fica a cerca de 80 quilômetros de Natal e a 10 minutos da Praia da Pipa.
Para chegar lá por terra, é preciso esperar a maré baixa na Praia do Madeiro ou na Praia do Centro e seguir a pé pela areia. Além da interação com os bichos, a Baía dos Golfinhos é excelente para caminhada ou natação, pois tem mar calmo e poucas barracas. Para crianças e adultos, há escola de surfe e aluguel de caiaques, pranchas e frescobol.
Arpoador, Rio de Janeiro (RJ)
Prefeitura do Rio de Janeiro / Divulgação
Outra praia do Rio de Janeiro, o Arpoador leva o mesmo nome da conhecida pedra localizada ali, famosa pela bela vista que tem de Ipanema e do Leblon, com o morro Dois Irmãos ao fundo. No passado, era possível lançar arpões nas baleias que ficavam próximas à costa, fato que deu origem ao nome da praia. Com cerca de 800 metros de extensão, o local é considerado um dos principais pontos de surfe da cidade, com gente praticando o esporte o dia todo. Há também aparelhos para fazer musculação e pista de skate. Ali, fica localizado o parque Garota de Ipanema, no qual há apresentações musicais, além de ter uma pequena área de preservação ambiental.
Lagoa Azul, Ilha Grande (RJ)
Andréa Graiz / BD
Originalmente chamada de Praia do Sul de Fora, com o passar dos anos começou a ser conhecida pelos moradores por Lagoa Azul, devido à semelhança que tem com a praia de Port Antonio, na Jamaica, onde foi filmado o filme homônimo.
Localizada na área conhecida como Freguesia de Santana, a praia tem águas muito claras. É considerada um excelente ponto para a prática de mergulho e snorkel, graças à calmaria da correnteza e pela variedade da fauna, que conta com peixes coloridos, estrelas-do-mar, corais e lulas. Os bares flutuantes e os barcos-restaurantes são outros atrativos. Eles atracam por lá, principalmente, nas temporadas de férias, o que garante bons petiscos e bebidas.
Praia dos Carneiros, Porto de Galinhas (PE)
Roger Figueira / Arquivo Pessoal
A cem quilômetros da capital pernambucana, a Praia dos Carneiros apresenta clima tranquilo, com água quente quase o ano todo. Além do mar, é possível nadar em água doce, uma vez que o Rio Formoso deságua na região. Diferente das outras três praias de Pernambuco, o local tem alguns estabelecimentos próximos, como restaurantes e hotéis.
Mas a construção mais inusitada é uma igrejinha, erguida à beira-mar, uma das poucas existentes no litoral brasileiro. A Igreja de São Benedito foi construída no século 18 e, hoje, é procurada por casais que buscam um lugar diferente para a cerimônia de casamento. Famílias também costumam frequentar a praia, que conta com passeios de jet ski, bugue e charrete.