Durante o mês de junho, em plena temporada de viagens de verão, a cidade de Nova York sedia vários eventos em comemoração da temporada do orgulho gay. Reconhecido como "O" destino de viagens do público LGBT nos Estados Unidos, a cidade estará cheia de energia, diversidade e emoção. De Manhattan, em que quase 2 milhões de pessoas são esperadas, aos distritos do Bronx, Brooklyn, Queens e Staten Island, Nova York é o destino ideal para celebrar a diversidade.
Divulgação / NYC
- Nova York é um destino icônico para viagens LGBT, particularmente durante as celebrações da Semana do Orgulho Gay - disse George Fertitta, CEO da NYC & Company.
- Após a legalização do casamento de pessoas do mesmo sexo em Nova York, há dois anos, a cidade continua como o destino de viagem gay mais popular nos EUA. Encorajamos os visitantes de todo o mundo a reservarem a sua viagem agora e experimentarem as festas que ocorrem ao longo dos cinco distritos.
A lista completa de atividades da semana pode ser acessada no site.
Confira abaixo os destaques em cada distrito:
Manhattan
A Heritage of Pride, que organiza os eventos LGBT da cidade e comemora o Stonewall Riots de 1969, movimento que reinvindicava os direitos do público gay, apresenta o tema "Rain to Rainbows" para este ano.
- Depois de anos de desigualdade nos EUA, estamos finalmente buscando a plena igualdade. Ainda que isso não seja alcançado da noite para o dia, estamos orgulhosos das conquistas da nossa comunidade ao longo da última década, e olhamos para o futuro com uma postura positiva sobre os direitos LGBT - disse Chris Frederick, diretor da Heritage of Pride.
- Com a decisão positiva da Suprema Corte sobre o casamento do mesmo sexo, estamos projetando quase 2 milhões de pessoas, o que nos deixa animados para receber o mundo de braços abertos.
A PrideFest, feira de rua que comemora 20 anos, ocorrerá no domingo, 30 de junho, das 11h às 18h. Milhares de visitantes participam do evento na Hudson Street, entre a Abingdon Square e a West 14th Street, juntando-se aos habitantes locais, patrocinadores, líderes comunitários e empresários.
Com Edith Windsor (figura central na defesa do casamento do mesmo sexo), Harry Belafonte (cantor, compositor e ativista social) e Earl Fowlkes (presidente e diretor executivo do Center for Black Equity), The March (A Marcha) ocorrerá no domingo, 30 de junho, ao meio-dia. O desfile, que celebra a comunidade gay desde 1970, começa no cruzamento da 36th Street com a Fifth Avenue e termina na Greenwich Village. Inscrições gratuitas podem ser feitas online.
Três eventos ocorrerão no Pier 26 este ano:
The Rally será na sexta-feira, 28 de junho, das 19h às 22h, apresentando oradores e artistas bem conhecidos, em homenagem ao primeiro rali do orgulho NYC que ocorreu um mês após o Stonewall Riots.
Rapture on the River, um dos maiores eventos somente para mulheres, celebrará 10 anos no sábado, 29 de junho, das 17h às 22h. Os ingressos estão disponíveis online.
No domingo, 30 de junho, o Dance on the Pier está de volta pela 27ª vez com DJs premiados e fogos de artíficio com a maior duração do mundo ao longo do rio Hudson. O evento, das 15h às 22h, é o encerramento oficial dos eventos do Orgulho Gay em NYC. Os bilhetes estão disponíveis online.
Para comprar ingressos, cadastrar e ter acesso a uma lista completa de todos os eventos, visite nycpride.org e siga Heritage of Pride no Twitter ou no Facebook.
Bronx
O presidente do distrito do Bronx Ruben Diaz Jr., em parceria com a Boogie Down Pride and Brainpower, sediará a terceira Bronx LGBT Allies Award Ceremony na quinta-feira, 20 de junho, às 18h, na Rotunda na 851 Grand Concourse. O evento homenageará pessoas que fizeram contribuições positivas para a comunidade LGBT no Bronx. Para mais informações, acesse o site.
Brooklyn
O distrito mais populoso de Nova York celebra o Orgulho Gay com eventos no sábado, 8 de junho. Haverá a 16ª edição Brooklyn Pride LGBT 5K Run no Prospect Park. Os interessados devem se inscrever no site da corrida nycruns.com (limitado a 500 participantes). Os corredores se apresentam às 8h e a corrida começa às 10h.
Também em 8 de junho, os visitantes e moradores podem participar do Brooklyn Pride Festival, das 11h às 17h em um novo local, na Fifth Avenue, entre a Third e a Ninth Streets. Este ano, o festival contará com dois palcos para artistas locais e equipes esportivas que jogarão atrás do Old Stone House no JJ Byrne Park.
A Brooklyn Pride Parade começará às 7h30 também em um novo local, a Sterling Place, e marcham pela Fifth Avenue, terminando na Ninth Street.
Para mais informações, visite o site.
Queens
No domingo, 2 de junho, as comemorações de Orgulho do Queens, que promove a educação e sensibilização para as questões LGBT na cidade, realiza o Parade and Multicultural Festival, das 12h às 18h, em Jackson Heights, com o tema "Equality. Everyday. Everyone" (Igualdade. Todos os dias. Todos). O desfile começa no cruzamento da 85th Street com a 37th Avenue ao meio-dia, e segue até a 75th Street. Também a partir de meio-dia, o festival segue até as 18h na 37th Road, entre a 74th e a 77th Streets. Os participantes da parada terão a oportunidade de ganhar prêmios, que vão desde o melhor uso da cor até a melhor interpretação de dragqueen.
Para mais informações e inscrições para os eventos, acesse.
Staten Island
O Staten Island LGBT Community Center organiza o LGBT Pride Parade & Festival 2013, no bairro de St. George, no sábado, 1º de junho, das 12h às 17h. O desfile começa ao meio-dia na Central Avenue em Slosson Terrace, terminando em Tompkinsvil Park, onde o festival contará com entretenimento e vendedores.
Para mais informações e inscrições para os eventos, visite o site ou o Facebook da organização.