Metrocable
Biblioteca EPM
Medellín, na Colômbia, superou grandes cidades como Nova York e Tel Aviv ao vencer o concurso City of The Year, organizado pelo Wall Street Journal e pelo Citigroup, recebendo o título de cidade mais inovadora do mundo em 2012.
Entre os principais motivos da escolha, estão o grande potencial e o progresso da cidade, resultado de um processo de transformação que se iniciou há décadas e que converteu Medellín em uma das cidades mais importantes da Colômbia e em um destino atrativo e estratégico para negócios, com um modelo de gestão internacional. A capital de Antioquia vem se consolidando também como palco de eventos internacionais, além de contar com uma importante oferta cultural, de arte e de contato com a natureza.
- Acredito que esse novo título para Medellín significa uma nova oportunidade para divulgar para o mundo o grande potencial dessa cidade que se transformou significativamente por meio do fortalecimento da educação, renovação urbana e cultura - explica María Claudia Lacouture, presidente da Proexport Colômbia, entidade responsável pela promoção do turismo, investimento e exportações do país.
Durante a eleição, a segunda maior cidade da Colômbia se destacou por sua política ambiental, bem como pelos museus, centros culturais, bibliotecas e escolas públicas que permitiram uma maior integração da sociedade . Além disso, se destacam o sistema de transporte público, que reduziu as emissões de CO2 em 175 mil toneladas ao ano; as escadas rolantes no bairro popular Comuna 13, que reduziram o tempo de transporte dos habitantes de 35 para apenas seis minutos e o Metrocable, teleféricos que complementam o sistema de metrô.
- Medellín tem muitos atrativos estratégicos que contribuíram para receber o prêmio, como infraestrutura, capital humano e cultura de negócios. Além disso, a cidade conta com uma grande capacidade em matéria de produção industrial, oferta turística variada e muitas oportunidades para os investidores estrangeiros - afirma a executiva.