Na região de Lazio, província de Roma, encontra-se a cidade de Castel Gandolfo, que, no passado, era reconhecida pela produção de vinhos. Hoje, famosa por acolher os papas durante as férias de verão, será a nova casa de Bento XVI nos próximos meses.
Gandolfo oferece um deslumbrante panorama sobre o Lago Albano e suas extensões. Viajar de trem para essa região - distante cerca de 30 quilômetros de Roma - permite aos passageiros admirar paisagens espetaculares da natureza, dos montes arborizados, das grandes mansões, além de belas aldeias que ficam em torno do Palácio de Gandolfo, local que abrigará Bento XVI até sua mudança definitiva para um mosteiro no Vaticano. De acordo com registros históricos, o primeiro a desfrutar deste pedaço do paraíso foi o papa Urbano VIII Barberini, em 1626.
O clima tranquilo das ruas silenciosas propõe ao visitante horas e horas de relaxamento. A gastronomia também é ponto forte da região - os terraços panorâmicos do Ristorante Bucci, por exemplo, são os mais visitados devido ao delicioso cardápio típico. Com comércio privilegiado, há uma variedade em opções de vinhos, carnes e outras especialidades locais. A cidade é pitoresca e, portanto, cenário perfeito para fotografar imagens incríveis.
Grande parte das casas da aldeia são de propriedade de fundações religiosas. A cidade tem aproximadamente 7 mil habitantes, com área equivalente a 55 hectares. Neste espaço, é possível encontrar o Palácio de Gandolfo, dois mosteiros, uma escola, fazendas, jardins e um observatório do Vaticano. Ao redor do Lago Albano, há diversas vilas e casas construídas - e ainda preservadas - a partir do século 17.
Foto: OSSERVATORE ROMANO/AFP
Onde os papas descansam
Conheça Castel Gandolfo, cidade que será residência de Bento XVI nos próximos meses
Nas margens do Lago Albano, na Itália, comuna italiana também abriga os pontífices durante as férias
GZH faz parte do The Trust Project