Uma programação até o final do ano com eventos culturais que envolvem arte, música, dança e cultura consolidará a cidade de Barranquilla, na Colômbia, como referência cultural da América. Serão mais de 50 eventos ao longo de 2013 que atrairão turistas de todo o mundo.
O título coincide com o aniversário de 200 anos da cidade, e permitirá fortalecer a identidade cultural e cívica de Barranquilla, além de elevar o conhecimento sobre a cidade internacionalmente, fomentando o turismo e estimulando o desenvolvimento econômico.
Também conhecida como "A porta de ouro da Colômbia", Barranquilla é um verdadeiro centro de cultura popular e diversidade, com grande influência africana e indígena, e de outros países decorrente da imigração de povos de outras nacionalidades, como italianos e árabes.
É a primeira vez que uma cidade colombiana recebe o título de Capital Americana da Cultura. Nos anos anteriores, São Luís (Brasil), Quito (Equador), Santo Domingo (República Dominicana) e Assunção (Paraguai) foram eleitas. A cidade colombiana recebeu esse reconhecimento devido ao investimento em transformar a cultura em um elemento estratégico de coesão social, dinamização da cidadania, desenvolvimento econômico e projeção internacional.
Para mais informações acesse o site.