Se Salvador é destino obrigatório a quem visita a Bahia, percorrer uma horinha de carro até as praias do Forte e Imbassaí, no município de Mata de São João, também. A diversão é garantida tanto para quem adora desfrutar do sol quanto para amantes da aventura. Além do passeio, aproveite para imergir na cultura local: nativos da região trabalham nas atrações.
Uma caminhada de cerca de 20 minutos pela reserva de Mata Atlântica secundária Sapiranga reserva surpresas como ver de perto saguis e caranguejos guaiamuns. Para apreciadores do azeite de dendê, guias apresentam a árvore que dá origem ao óleo. No caminho, o turista encontra até pescadores que vivem por ali, em harmonia com a natureza, voltando para casa com o pescado. A reserva de 600 hectares, construída em 1996, manteve as moradias pré-existentes.
O trajeto prossegue em canoa motorizada pelo Rio Ipojuca, até o ponto ideal para andar de caiaque. As águas do Ipojuca são perfeitas até para para os que remam pela primeira vez. E é sobre o rio que o turista é convidado a outra aventura: cruzar o Ipojuca de uma margem a outra pela tirolesa.
A preocupação dos nativos em manter o ambiente natural se estende ao Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, em Imbassaí. O hotel erguido há dois anos não pode ser visto da praia, característica pensada para favorecer a migração das tartarugas: luzes provenientes do resort poderiam afugentar animais marinhos que se aproximassem da orla para a desova.
Hotel cinco estrelas oferece três restaurantes
O Grand Palladium reúne atrações para toda a família. Quatro piscinas cercadas por espreguiçadeiras e tendas cobertas de palha de piaçava são apenas uma parte do complexo cinco estrelas com 654 suítes. Há quadras de tênis, basquete, vôlei de praia e campos de padel e futebol society. Apresentações no teatro, música ao vivo e boate são atrações diárias.
Agrade também o paladar: três restaurantes servem delícias das culinárias brasileira, japonesa e indiana. Para relaxar ainda mais, o hóspede pode contratar serviços de spa instalado dentro do complexo. Outra possibilidade é desfrutar da praia de Imbassaí sem sair do resort.
O hotel fica a 70 quilômetros de Salvador tem sistema all inclusive - apenas as atrações externas são contratadas separadamente.
Proteção ambiental pode ser aliada de opções para férias
As tartarugas, uma das preocupações na construção do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, são a atração principal do Projeto Tamar, aberto à visitação na Praia do Forte. O Tamar objetiva conhecer, recuperar e proteger as populações de cinco espécies de tartarugas marinhas que vivem no Brasil. Técnicos monitoram áreas de desova e de alimentação no litoral e no oceano. Para se ter uma ideia, o litoral norte da Bahia, onde estão as praias do Forte e Imbassaí, concentra 50% das desovas em toda a costa brasileira.
A graciosa Vila dos Pescadores, em Imbassaí, é outra atração fundamental. Casinhas coloridas reúnem artesanato e culinária local. Pertinho dali, a lagoa Timeantube é o lugar perfeito para a prática da canoagem. A bordo de canoas canadenses para três pessoas, o turista percorre a margem e aprecia vegetação e pássaros locais. No Rio Imbassaí, mais uma opção: subir em uma jangada para ver o encontro da água doce com o mar.
Para quem gosta de emoção sobre rodas, duas alternativas: andar de quadriciclo em trilhas pela Praia do Forte ou pedalar pela Vila de Imbassaí.
Foto: Divulgação/ Portomar Passeios Turísticos