Diferentes vozes se intensificavam e ecoavam pelos paralelepípedos bem-cuidados da Cidade Velha de Praga. Por dias, deixando a biblioteca neobarroca onde escrevo, ouvi a mesma música cruzar a Rua Bartolo- mejska - embora, como um fantasma, ela sempre parecesse desaparecer assim que eu me aproximava.
Segui minha intuição e adentrei a porta do que parecia ser um prédio abandonado, com gesso descascando e janelas sujas. Dentro dele, pinturas estranhas decoravam as paredes e móveis grosseiros haviam sido remendados. Ao entrar em uma sala comprida e escura, vi um coral de mulheres jovens voltar ao que fazia: executar uma versão fiel e arrepiante do Réquiem, de Mozart, em meio a uma tarde preguiçosa.
Em Praga, são muitas as cenas que exibem toques semelhantes da estranheza-padrão da cidade, um surrealismo cotidiano que muitas vezes combina o elegante ao quase alucinatório, fazendo com que a capital moderna seja um lugar difícil de compreender, especialmente para pessoas de fora, como eu. Mas depois de 12 anos vivendo aqui, fiz da cidade algo também meu, descobrindo como várias partes de Praga se encaixam e encontrando atrações encantadoras e uma beleza inesperada em quase todos os lugares para os quais eu olho.
Mesmo o Centro tem locais pouco explorados
Isso se deu apesar de eu ter me fixado em uma das partes mais superexpostas da cidade: o centro histórico. A menos de cinco minutos a pé da Namesti Republiky e de seus imensos palácios Art Nouveau, e a 10 minutos das torres góticas da Praça da Cidade Velha, minha mulher, Nina, e eu nos estabelecemos entre as paisagens mais românticas, bem como entre os maiores aglomerados de turistas, a mais boba das lojas de suvenires e os pubs menos autênticos.
Ainda assim, superei rapidamente as desvantagens de viver no "centro". Em meio à superficialidade, vim a descobrir alegrias negligenciadas que a maioria dos turistas provavelmente nunca viu: uma espécie de Praga oculta.
Inspirado pelo Vzorkovna, o café onde eu havia encontrado aquele coro angelical, decidi passar alguns dias rastreando as melhores atrações ocultas e novidades de Praga - ou pelo menos aquelas que eram desconhecidas ou novas para mim.
Descobertas
Lado B
Conheça o lado oculto de Praga, a capital da República Tcheca
Até quem vive em Praga às vezes se surpreende com o lado oculto da capital checa, uma das cidades mais turísticas da Europa
GZH faz parte do The Trust Project