Operadoras, empresas aéreas, de aluguel de veículos, redes de hotéis, websites de turismo e representantes de cidades, Estados e países do mundo inteiro estiveram reunidos na semana passada, entre quarta e sexta-feira, no Rio de Janeiro, para mostrar seus produtos e debater o setor turístico. Trata-se da 40ª Feira das Américas, da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), o maior evento de turismo realizado no Brasil.
E o que isso tem a ver com você? Bem, de lá saem tendências de produto e de atitude do mercado, de como inovar e continuar competitivo. Tudo isso acaba impactando no consumidor.
Abaixo, confira alguns drops do que aconteceu na feira.
México de todas as cores e formas
O México quer você. Muito. O país investiu forte na feira de turismo para atrair os agentes de viagem. Além do grande estande com café de graça, mexicanos multicoloridos à caráter e apresentações de danças típicas nos corredores da feira, o país fez uma série de palestras durante o congresso que ocorre paralelamente à feira.
Foram quatro, para apresentar as possibilidades turísticas do México por todos os ângulos. Quer praia? Temos o Caribe! Quer história? Temos os mistérios do mundo maia. Quer luxo? Temos opções de alto nível. Quer sair das rotas turísticas tradicionais? Temos lindas cidades coloniais.
É, meu povo, assim não tem desculpa para não ir.
Preços salgados: isso tem que ter fim
Não é só o consumidor que reclama. Na feira, autoridades criticaram o setor turístico por alguns altos preços praticados, especialmente pela rede hoteleira. E deve ficar pior: companhias aéreas, depois do prejuízo deste ano, já avisaram que o custo das passagens deve aumentar no ano que vem.
O Ministério do Turismo, porém, vê como uma necessidade urgente baixar os preços, para tornar o país mais competitivo. Nesse contexto, o governo tem feito algumas desonerações no setor.
Enquanto isso, o Brasil continua muito caro - até para estrangeiros