Com duração aproximada de duas horas, a caminhada orientada Viva o Centro a Pé, no próximo sábado, 13 de outubro, vai percorrer a trilha de importantes edificações, obras de arte e monumentos do Centro Histórico da cidade. O passeio sai do totem do Caminho dos Antiquários, na Demétrio Ribeiro em frente à Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano, às 10h.
O roteiro vai percorrer o Viaduto da Borges, Museu Júlio de Castilhos, a Catedral Metropolitana, entorno da Praça da Matriz, monumento a Júlio de Castilhos, Memorial do RS e Marco Zero da cidade, localizado em frente ao Paço Municipal. Trata-se de uma leitura simbólica, e até psicológica, de elementos históricos como a religiosidade missioneira e o ideário positivista, em busca de um mito fundador, ou seja, um vínculo com um passado que ecoa no presente e embasa "um jeito de ser gaúcho" e uma cultura das mais peculiares do Brasil.
O responsável por orientar o roteiro será o baiano Nivaldo Pereira, graduado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (1997) e Mestre em Letras e Cultura Regional também pela UCS em 2006.
Inscrições - Os interessados devem solicitar inscrição pelo e-mail (vivaocentroape@gmail.com) e aguardar confirmação. Para participar é necessário doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será destinada aos animais, por meio da Seda (Secretaria Especial dos Direitos Animais). Existem caixas para o recolhimento no ponto de saída das caminhadas. Maiores informações pelo telefone 3333-1873. As caminhadas do Viva o Centro a Pé são realizadas duas vezes por mês, sempre aos sábados, orientadas por professores especialistas em história ou arquitetura.
Em caso de chuva, a caminhada será cancelada.