Para aqueles que vivem em grandes metrópoles, ver um céu cheio de estrelas é algo que acontece em raras ocasiões. Pensando nessa dificuldade, a Fundação Starlight criou, em 2007, um sistema que certifica os melhores lugares do mundo para ver estrelas, com o objetivo de garantir a proteção dos céus noturnos.
A barragem do Alqueva, sétima maior de Portugal, localizada no Alentejo, foi o primeiro lugar do mundo a receber a certificação do "Destino Turístico Staright", no qual foram reconhecidos a excelente qualidade em contemplar o céu estrelado e a oferta de atividades turísticas com base neste recurso.
A reserva tem três mil quilômetros quadrados espalhados ao longo dos municípios de Alandroal, Barrancos, Moura, Mourão, Reguengos de Monsaraz e Portel. O local também disponibiliza o Alqueva Rota Dark Sky, que integra hospedagem, restaurantes, atividades, profissionais e equipamentos para a contemplação das estrelas. É o maior lago artificial da Europa, com 250 quilômetros quadrados de superfície e volume de 4.150 hectômetros cúbicos.
A Fundação Starlight leva em conta a quantidade de noites sem nuvens, escuridão, visão e transparência. A recuperação do céu estrelado é uma tarefa contínua que envolve diversos membros da sociedade como educadores, comunidades científicas, administrações públicas e organizações internacionais.