O Big Ben, a Catedral de Westminster e a roda gigante London Eye: a chance de você já ter ouvido falar desses pontos turísticos de Londres é grande. Para quem vai conhecer a cidade, que este ano será sede dos Jogos Olímpicos, além desses (obrigatórios) locais de visita, 2012 chega com uma agenda movimentada.
Nos salões do Palácio de Buckingham, por exemplo, uma exposição de diamantes usadas pela rainha Elizabeth promete atiçar a curiosidade dos turistas. A partir do verão londrino (no fim de junho), cruzar o Rio Tâmisa a bordo de um teleférico não será apenas sonho. E das telas do cinema para os salões do National Motor Museum em Beaulieu, na costa Sul da Inglaterra, os carros usados por James Bond são as atrações.
Picasso na Tate Britain
A exposição Picasso and modern british art (Picasso e a arte moderna britânica), na Tate Britain de Londres, vai analisar a reputação crítica e em constante evolução do artista na Grã-Bretanha, e como outros expositores britânicos, como Duncan Grant, Francis Bacon e David Hockney, reagiram à profícua produção do pintor espanhol. Serão exibidas mais de 150 obras de importantes acervos públicos e particulares do mundo todo. Elas vão retratar a reputação crescente do artista na região como figura controversa e famosa e delinear como sua obra foi exibida e colecionada ao longo de sua vida.
Power cars
Não só a coragem do famoso detetive e suas belas mulheres fizeram sucesso nos filmes de James Bond. Os carros também marcaram época, influenciaram designers e se transformaram em objetos de desejo de muitos fãs do automobilismo. Em comemoração aos 50 anos do primeiro longa de Bond, o National Motor Museum, em Beaulieu (costa Sul da Inglaterra), recebe a maior exposição desse tipo organizada no mundo, com 50 veículos do personagem.
Denominada Bond in motion (Bond em movimento), a exposição ficará em cartaz durante todo o ano e inclui, além dos carros, barcos, motos, trenós e jatos.
O Tâmisa, do alto
Londres terá um teleférico que vai passar pelo Rio Tâmisa e interligar o maior local de entretenimento da Europa (a Arena O2, em North Greenwich) com o maior centro de exposições do Reino Unido (Excel, no Royal Victoria Dock). A inauguração do teleférico está prevista para o verão europeu e a travessia foi denominada Emirates Airline.
O primeiro teleférico urbano do Reino Unido estará 50 metros acima do Tâmisa, interligando o Norte ao Sul de Londres. Ele terá capacidade para transportar até 2,5 mil pessoas por hora em cada direção, o equivalente à ocupação de 30 ônibus.
Dormindo com Lego
Já pensou em dormir em um hotel de Lego? A região de Windsor, no Vale do Tâmisa, ganhou, no mês passado, um hotel para crianças, o Legoland Windsor Resort Hotel. Ele terá três tipos de quartos temáticos: pirata, reino e aventura.
Haverá uma piscina dos piratas do Lego e áreas de lazer, assim como uma programação de entretenimento para os pequeno, além de filmes e um restaurante self-service, com um cardápio repleto de produtos frescos para as crianças. O hotel faz parte do Legoland Windsor, parque temático familiar para crianças entre 3 e 12 anos que oferece mais de 55 atrações interativas.
Futebol
Os fãs do esporte terão mais um museu para conhecer, agora em Londres. O Leeds United Football Club vai abrir seu próprio museu na remodelada área da arquibancada do campo de futebol do time, na primavera de 2012. Centenas de recordações do clube de Yorkshire estarão em exposição, incluindo troféus antigos, documentos históricos, camisas, lenços e presentes oferecidos ao time antes dos jogos europeus.
A mostra também terá itens cedidos por jogadores do time atual e será animada com filmes, áudio e recursos gráficos. O Leeds United é um dos principais times da Inglaterra.
Os diamantes de Elizabeth
Os salões do Palácio de Buckingham, residência da rainha Elizabeth II, em Londres, serão abertos para receber visitantes, no próximo verão europeu, com uma exposição especial de diamantes.
A mostra Diamonds, a jubilee celebration (Diamantes, uma celebração do jubileu) vai comemorar os 60 anos de reinado da rainha Elizabeth em exposição inédita de várias joias pessoais herdadas pela majestade ou adquiridas durante seu reinado.
A proposta é mostrar as diversas maneiras como os diamantes vêm sendo utilizados por monarcas britânicos ao longo dos últimos 200 anos e estará em cartaz de 1º de agosto a 30 de setembro.