Conhecida por ser a primeira cidade das Américas e declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Santo Domingo, capital da República Dominicana, combina aspectos de grande metrópole, agitada e moderna, embora preserve o charme e a elegância nas características de seus monumentos antigos, que contam a história do surgimento do Novo Mundo.
Para conhecer a cidade, reserve pelo menos 48 horas. Para quem quer economizar, as hospedagens são mais baratas aos finais de semana, já que de segunda a sexta-feira a cidade atrai mais executivos em viagens de negócios. Aos sábados e domingos, Santo Domingo reúne ampla oferta de diversão, com shows, música, teatro e dança.
Para começar seu roteiro de dois dias, acorde cedo e depois de um café da manhã reforçado siga para um passeio pela Zona Colonial de Santo Domingo. Inclua no roteiro uma visita à Catedral Primada - construída entre 1514 e 1520, a primeira igreja do Novo Mundo; depois vá até a Calle Las Damas - primeira rua de pedra das Américas; Fortaleza Ozama - construção de pedras onde é possível observar o Mar do Caribe e o rio Ozama; Panteón Nacional - monumento em homenagem aos grandes heróis da pátria; e Alcázar de Colón - palácio que foi residência de Don Diego Colombo, filho de Cristóvão Colombo.
Depois de almoçar no centro da cidade antiga, com várias opções da culinária típica, siga para um passeio de compras e aproveite a grande variedade de marcas internacionais com excelentes preços.
Para curtir a noite não faltam alternativas interessantes e animadas. Bares, restaurantes, cassinos e boates fazem a diversão de casais, famílias e grupos de amigos na zona colonial. Os turistas mais empolgados ainda podem aproveitar a noite na capital dominicana para dançar e curtir os ritmos caribenhos. Além disso, vale a pena fazer um passeio noturno pela Avenida George Washington, o Malecón de Santo Domingo, ideal para sentir a leve e fresca brisa da noite.
No dia seguinte, reserve o período da manhã para visitar o Aquário Nacional, que abriga a maior mostra da fauna marinha da República Dominicana, com 250 espécies, que ocupam tanto os espaços interiores como ao ar livre. O Aquário Nacional possui um imenso tanque, por onde os visitantes passeiam e têm a oportunidade de apreciar uma visão privilegiada dos animais marinhos abrigados ali.
Depois de almoçar, siga para uma visita a Los Tres Ojos. Distante apenas dez minutos do centro, trata-se de uma gruta que abriga quatro lagos de águas azuladas - três dos quais dentro de uma grande caverna -, localizados em um parque nacional.
Outra boa opção é o passeio do Chu Chu Colonial, um trem que percorre 500 anos de história em 45 minutos. Durante o trajeto, é possível conhecer 35 pontos turísticos, como as belíssimas igrejas coloniais, pelo centro antigo da cidade.
Para fechar o dia, visite as lojas de charutos e artesanatos locais, como os feitos das típicas pedras âmbar e larimar, para garantir algumas recordações da viagem. No Mercado Modelo, tradicional ponto de venda de produtos típicos situado na Calle Mella, o viajante encontrará diversas lojas e opções que vão de chaveiros e rum a peças artesanais e obras de arte.