Na capital das praias, a prefeitura atua na conclusão de alguns trabalhos e nos preparativos para a temporada de verão 2024/2025. Três novidades marcarão o verão em Tramandaí: duas novas praças e um monumento à Bíblia.
O cenário na praça General Muller, que agora está com a Bíblia, passou por mudanças nos últimos meses, recordou Rodrigo Aguiar, 46 anos, técnico de enfermagem que se mudou oficialmente para o município há um mês. Agora, o local ganhou dois playgrounds interativos, um em formato de barco, e outro de avião.
— Essas modificações eu achei legais aqui na praia. Eu não estou gostando (de morar), eu estou amando, nunca mais quero ir embora daqui, isso aqui é maravilhoso. Estou muito empolgado para o verão, colocaram os quiosques aqui, ficou bem bonito, bem legal — relatou, lembrando que, no último feriado, do Dia da Consciência Negra, a praia estava lotada.
A prefeitura tem investido em áreas públicas, com novas estruturas, como playgrounds. O prefeito Luiz Carlos Gauto se orgulha em ser chamado de “prefeito das praças". Neste ano, também foram entregues 3,3 quilômetros de ciclovia.
As mudanças buscam absorver o crescimento demográfico observado na região do Litoral ao longo dos últimos anos, como apontam dados do Censo 2022 — Tramandaí foi uma das 10 cidades que mais cresceram.
Na avaliação do prefeito, isso demonstra que o município está atraindo muitas pessoas para morar e investir. Além disso, com a enchente, muitas pessoas migraram para o litoral neste ano, e boa parte permaneceu.
No verão, o número de moradores costuma crescer ainda mais. O município salta de 54 mil habitantes para cerca de 300 mil, o que gera uma demanda grande e maior disponibilização de serviços de limpeza, coleta de lixo e saúde. Mas o prefeito garante que os visitantes serão bem recebidos.
— A cidade está pronta para receber (os veranistas). Que eles possam desfrutar. E a expectativa é que seja um verão muito bom, importante para a economia do município e para a região também — projeta.
Confira as obras e melhorias em Tramandaí:
- Em finalização: obra de construção do monumento à Bíblia na Avenida Beira-Mar, junto à praça General Muller - investimento estimado em R$ 230 mil, com entrega prevista para dezembro
- Concluído: na Praça General Muller, foram instalados dois playgrounds interativos, um em formato de barco, e outro, de avião
- Concluído: entrega da Praça dos Botos, no Bairro Barra, e da Praça David Canabarro, ao lado da Câmara de Vereadores. Os locais contam com bancos, pracinhas, espaço com água quente e fria, ponto para pescaria e vista da paisagem às margens da Laguna Tramandaí
- Concluído: obra de revitalização do monumento em memória à primeira capela de Tramandaí, na Avenida da Igreja - investimento de R$ 140 mil
- Principais ruas e avenidas da cidade contam com iluminação em LED
- Repaginação do Centro com a revitalização dos canteiros centrais e a padronização dos quiosques de crepes
- Quiosques já em funcionamento na orla, sendo 31 na faixa de areia e quatro em estrutura de contêiner no calçadão
- Limpeza dos bairros e da Av. Beira-Mar todos os dias pela manhã
Obras ao longo do verão
As melhorias estão sendo realizadas pelo atual governo e pela comissão de transição, com ações que já tiveram início e terão continuidade durante a temporada — o prefeito eleito Juarez Marques da Silva (MDB) assumirá a gestão do município em 2025.
A renovada Praça dos Botos costumava estar abandonada, lembrou a pedagoga Kelly Riella, 26 anos, que levou o filho para brincar no playground na terça-feira (26). Após a reforma, o local tem sido bastante procurado, sobretudo aos finais de semana – uma experiência que ela descreve como “maravilhosa”. A pedagoga aponta, no entanto, a necessidade de mais segurança, devido ao alto movimento e a alguns casos de vandalismo.
— A gente está sempre em uma pracinha diferente com ele, e é uma melhor do que a outra. Acho que é só a questão da manutenção mesmo que eles têm de cuidar mais, porque o povo não colabora muito — afirmou.
O aposentado Agenor dos Santos Plácido, 67, visita a praça todos os dias. Embora perceba alguns problemas, como relatos de choque e de muito concreto na quadra de vôlei de areia, vê que, aos poucos, o local está sendo adaptado para ficar melhor. Na mesma linha, o guarda Jaime Guariniri, 57, acredita que, principalmente os veranistas, vão gostar do espaço, assim como da beira-mar, que está “bem bonita”, em sua opinião.
Para Kelly e Plácido, os principais pontos de atenção na infraestrutura da cidade são os buracos nas ruas –problema comum às cidades do Litoral Norte visitadas por Zero Hora. Ambos relatam que há manutenções às vésperas do verão, algo que a pedagoga considera comum nas cidades litorâneas. Ela ressalta, porém, que a família gosta de morar na cidade, onde reside há 10 anos, e que “não trocaria por nada”.
A prefeitura de Tramandaí informou, por nota, que a Guarda Municipal e a Brigada Militar estão promovendo ações de segurança diariamente na Praça dos Botos, em diferentes turnos. Quanto às quadras, por ter sido inaugurado em outubro, o local ainda está passando por alguns ajustes. O município também ressaltou que está promovendo a operação Asfaltaço, e desde seu início, em novembro de 2023, foram asfaltadas 65 ruas.
Expectativa de grande movimento
A conversa na cidade é de que o verão será atípico, devido à grande quantidade de visitantes, relata a pedagoga – desde a pandemia, o fluxo tem sido mais intenso, e com o crescimento da cidade, a previsão é de grande movimento. São esperadas cerca de 350 mil a 500 mil pessoas para as festividades de Natal e Ano-Novo, segundo a prefeitura.
A programação de eventos para o verão ainda está sendo definida. No dia 7 de dezembro, ocorre a Marcha Para Jesus. No dia 18 de janeiro, é a vez da 2ª Parada Livre.