Conhecida como "Estrada Velha", a RS-030 segue apresentando problemas estruturais para o verão que se aproxima. Quem utiliza a estrada a partir da freeway até Tramandaí vai encontrá-la em boas condições. No entanto, quem trafega de Gravataí até Osório enfrenta dificuldades na sinalização e na segurança viária, em razão da falta de acostamento.
Por muitos anos, a rodovia administrada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foi a principal rota entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte, mas atualmente se tornou uma via secundária para os motoristas.
Zero Hora percorreu no raio-X das estradas para o Litoral os mais de 98 quilômetros da rodovia no dia 6 de novembro.
Pavimentação
O asfalto da RS-030 apresentou melhora em comparação ao ano anterior. O trecho mais problemático registrado em 2023, entre Santo Antônio da Patrulha e Osório, foi revestido e não apresenta mais desníveis, buracos e ondulações.
Apesar disso, ainda há pontos com desgastes, rachaduras, remendos e pequenos desníveis em pontos de Gravataí, Santo Antônio e Osório. Os trechos urbanos apresentam boas condições nessas cidades, assim como em Tramandaí.
Geometria
A rodovia passa por áreas urbanas, com circulação de moradores, e possui limite de velocidade de 60 km/h até chegar na freeway. Há dois controladores eletrônicos em Santo Antônio da Patrulha e Osório.
A pista é simples em quase toda sua extensão. As exceções são o trecho entre Osório e Tramandaí, após a freeway, e o perímetro urbano de Gravataí (Avenidas Centenário, Marechal Hermes da Fonseca e Ely Corrêa).
Assim como registrado em anos anteriores, a falta de acostamento é um dos principais problemas da rodovia. Praticamente em todo trajeto de Gravataí a Osório não há local seguro para parar o carro. Os trechos com acostamento são estreitos e sem asfalto adequado. Nos perímetros urbanos, há estabelecimentos comerciais com áreas que servem de recuo.
A presença do acostamento é visível apenas no trecho duplicado entre Osório e Tramandaí. Ainda assim, o espaço pode ser pequeno para alguns veículos e o asfalto não está com as mesmas condições que a faixa de rolamento.
O trecho urbano de Gravataí possui diversos cruzamentos com sinaleiras. Já em Santo Antônio da Patrulha há uma ciclovia no canteiro central e grande fluxo de pedestres.
Sinalização
Muitas das placas presentes na área de Gravataí/Osório estão sem a conservação adequada, sujas ou caídas no chão. Outras estão tapadas total ou parcialmente pela vegetação da margem da via, prejudicando a visibilidade.
Até chegar em Osório são poucas as placas indicando os quilômetros. A primeira delas aparece apenas no km 22, entre Gravataí e Glorinha.
Há pontos, ainda, em que a pintura da via está apagada, quase invisível. O trecho entre Osório e Santo Antônio da Patrulha, asfaltado recentemente, ainda não está pintado.
Limpeza
A falta de capina pode ser notada em pontos com alta vegetação - em Gravataí, Glorinha e Santo Antônio - passando por cima de placas e próximas da pista. Em outros trechos desses mesmos municípios, a poda está em dia, principalmente em áreas mais urbanizadas.
A reportagem registrou um ponto com lixo acumulado em Gravataí, próximo de Glorinha. Os resíduos estavam às margens da via, quase invadindo a faixa da direita.
Serviço
Não há serviços de ambulância e guincho. Quem presta o atendimento em caso de emergências é o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) pelo telefone 198. Os dois totens de SOS presentes na estrada estão inoperantes.
Como não há guinchos disponíveis nos trechos, a orientação é acionar o serviço particular ou de segurado. Os bombeiros podem ser acionados pelo telefone 193.
O que diz o Daer
Em nota, o Daer diz que providencia a contratação de nova sinalização, e que prioriza ações na pista para dar condições ao acostamento. Destaca, ainda, que está removendo árvores de canteiro da RS-030 para aumentar a segurança, ação que vai se estender por duas semanas.