Uma das principais ligações entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a BR-101 apresenta trechos com buracos e desníveis. O problema, já verificado no ano anterior, se mantém principalmente no sentido Sul-Norte. Apesar disso, a rodovia apresenta boa sinalização e limpeza.
Zero Hora percorreu os cerca de 88 quilômetros do trecho entre Osório e Torres na manhã do dia 5 de novembro. Todo esse segmento é administrado pela concessionária CCR Via Sul.
Pavimentação
Alguns pontos da BR-101 apresentam desníveis profundos e trechos esburacados que chamam a atenção e provocam solavancos. Um deles fica no km 88, quando inicia o trecho da BR-101 e termina a freeway em direção a Santa Catarina.
Já no km 56, no limite entre Maquiné e Terra de Areia, há desgaste no pavimento, o que provoca desníveis e pequenos buracos. Foram identificados outros pontos com desníveis e asfalto remendado principalmente no trecho entre Osório e Maquiné, mas que impactam menos o deslocamento do motorista.
No trecho entre Três Cachoeiras e Torres a condição do asfalto é melhor, ainda que também apresente pequenas irregularidades. A rodovia no sentido Norte-Sul (em direção a Porto Alegre) tem situação mais favorável, apesar de contar com desníveis.
Geometria
A rodovia possui, em ambos os sentidos, duas faixas e um acostamento. Até Terra de Areia, há um canteiro central dividindo as pistas, depois, a divisão é feita por guard-rail. Ao contrário da freeway, não há refúgios, mas o acostamento é amplo.
A 101 conta com um túnel na localidade de Morro Alto, em Maquiné, com cerca de dois quilômetros de extensão, e uma praça de pedágio em Três Cachoeiras, com valor de R$ 5,50 para carros e R$ 2,75 para motos. São cinco radares de velocidade nos km: 4, 15, 57, 71 e 86.
Além disso, está sendo construído um novo viaduto no km 39 em Três Forquilhas. A obra teve início no final de 2023 e não deve ser concluída a tempo do verão. Conforme a CCR, a previsão de entrega é para o primeiro trimestre de 2025.
É possível que estes trabalhos impactem no trânsito. Quando a reportagem passou pela construção, a faixa da esquerda estava bloqueada no sentido Sul-Norte.
Sinalização
A sinalização é boa. Há placas indicando todos os quilômetros, além de apontar os limites entre municípios e a distância até outros locais. Há também mensagens educativas com o intuito de orientar boas práticas no trânsito. Todas as sinalizações são visíveis ao condutor. As pinturas nas pistas também estão em dia.
Limpeza
O gramado do canteiro central e das extremidades da rodovia não prejudicam a visibilidade do motorista e a capina está em dia. Há um trabalho constante para aparar a grama: durante o deslocamento a reportagem registrou o trabalho de poda no canteiro central em dois pontos diferentes.
Serviço
A CCR ViaSul disponibiliza um ponto atendimento ao usuário no km 16, em Torres, no sentido norte-sul, com banheiros, fraldários e água. A rodovia também conta com atendimento de guinchos e ambulâncias. O telefone para emergências é 0800-000-0290, algo bem sinalizado ao longo do trajeto. O usuário também pode fazer contato pelo WhatsApp (51) 3303-3858.
O que diz a CCR Via Sul
A concessionária reconhece a existência de problemas no pavimento e diz já estar reforçando as equipes de pavimento para promover a correção dos trechos que apresentam mais irregularidades, além de atuar em locais já identificados.
Entre outras ações realizadas para o verão, destaca-se o reforço de até 30% das equipes de atendimento e arrecadação das praças de pedágio. Está prevista a manutenção da operação "papa-fila", quando necessários, nas praças de pedágio, onde é feita a cobrança antecipada da tarifa visando agilizar a passagem dos motoristas pelas cabines manuais.