Estrela pop do vôlei brasileiro, a gaúcha Fernanda Garay, 37 anos, foi destaque na Praia Grande, em Torres, na manhã deste domingo (14). A medalhista olímpica jogou com os veranistas em uma oficina gratuita promovida pela Estação Verão Sesc. No sábado (13), a ação ocorreu em Tramandaí.
A ex-jogadora da Seleção Brasileira de Voleibol Feminino causou alvoroço ao chegar - veranistas de todas as idade fizeram uma longa fila para conhecer e tirar fotos com Fê Garay, que autografou camisetas e até mesmo chinelos.
— Eu fico muito feliz. É um motivo para voltar e que me alegra muito, porque é promover o esporte que eu amo. Que coisa boa estar aqui, em contato com essa galera que me acompanha, que bom encontrar com meus conterrâneos — ressaltou Fernanda em entrevista a GZH antes das partidas.
Na oficina, o objetivo foi promover uma brincadeira com os participantes. Se o ataque da ponteira foi fundamental para garantir medalha de ouro na Olimpíada de Londres em 2012 e de prata em Tóquio, em 2020, na quadra da praia, a jogadora pegou leve, deu dicas, proferiu palavras de incentivo e animou os participantes. Para poder jogar um pouco com cada um, a ponteira alternou entre times.
— É legal, porque para todo mundo é uma oportunidade de estar perto, de brincar ali comigo, de jogar o voleibol também, mas com o vento aqui do litoral, vou te contar que o voleibol não vai ser prioridade, é um nível de dificuldade que eu nunca tinha visto (risos) — afirmou.
A enfermeira Ana Luísa Rodrigues, 26 anos, moradora de Torres, aproveitou a folga para curtir a praia e jogar um pouco com a medalhista olímpica - a quem definiu como “muito simpática”.
— Sem dúvida uma experiência incrível, porque o esporte é muito importante para a vida de qualquer jovem adulto. É o que move a gente. E ela estar aqui hoje na praia de Torres, representando o vôlei, é muito importante, porque tem muitas meninas aqui que jogam. Eu sou uma – contou a enfermeira, que adotou a modalidade como hobby para espairecer após o trabalho, além da corrida.
Promovendo saúde e caminhos profissionais
Fernanda Garay defendeu a Seleção Brasileira desde as categorias de base e se firmou na equipe adulta em 2010, depois de terminar a temporada como a maior pontuadora da Superliga. Ao longo da carreira, jogou em times do Brasil, China, Rússia, Turquia e Japão.
A porto-alegrense hoje mora em Curitiba (PR) e revelou que há anos não vinha ao litoral do Rio Grande do Sul. Ela avaliou a ação como uma maneira de levar a modalidade a mais pessoas:
— Muitas vezes, as pessoas acompanham, torcem por mim ou pelo Brasil, mas não sabem onde podem praticar, então, querendo ou não, estar com a quadra aqui, com a bola aqui, com a oportunidade de conhecer o esporte, eu acho que é promover a saúde, promover os esportes, de uma maneira mais leve e completa possível.
Do mesmo modo, a jogadora vê o momento como uma possibilidade de apresentar caminhos profissionais – e, quem sabe futuramente, haver novas “superatletas”.
— Eu acho que é importante que a gente tenha essas iniciativas, para mostrar que o esporte é saúde, não é só performance, mas ao mesmo tempo, também pode ser. Então, quando tem esse ambiente aqui, leve, tranquilo, de férias, onde dá para se praticar o esporte e, ao mesmo tempo, o Sesc traz uma campeã olímpica, uma pessoa que viveu do esporte a vida inteira, mostra que também é possível. Por que não, né? Estender esse bem-estar para uma carreira profissional — destacou.