A investigação do acidente na ponte pênsil sobre o Rio Mampituba incluirá a apuração de danos registrados na travessia no início deste mês. No dia 2 de fevereiro, o acesso entre Torres, no litoral norte gaúcho, e Passo de Torres, em Santa Catarina, foi atingido por uma embarcação que transitava no rio. A manutenção da estrutura é de responsabilidade dos dois municípios.
A prefeitura catarinense confirmou o registro do incidente à reportagem de GZH. Por meio de nota, o executivo de Passo de Torres informou que o episódio afetou parte da estrutura. “O mastro atingiu somente as redes laterais, não afetando os cabos de sustentação da ponte. A manutenção foi realizada no dia seguinte do ocorrido. Ressaltamos que as manutenções na ponte são realizadas periodicamente pela prefeitura”, diz a nota.
Além disso, a prefeitura também ressaltou que a manutenção dos cabos de sustentação das cabeceiras e troca das pranchas de madeira “são realizadas com frequência”. Na sexta-feira (17), três dias antes de a ponte virar, equipes fizeram a manutenção preventiva da via com o reparo nos cabos, tirantes, tela e estrados, informa a nota.
Já a prefeitura de Torres disse que foi notificada apenas nesta segunda-feira (20) sobre o episódio ocorrido no início do mês. A Polícia Civil de Torres recebeu um vídeo do que seria o momento do incidente no dia 2.
O material será analisado durante a apuração das causas do acidente, afirma o delegado Marcos Vinicius Muniz Veloso, que está à frente da investigação.
— Esse fato será verificado. Recebemos a informação, mas temos que confirmar. Estamos em uma fase inicial do inquérito para verificar quais circunstâncias levaram ao rompimento do cabo da ponte. Pedimos todas as perícias pertinentes ao caso ao IGP (Instituto-Geral de Perícias). Estamos verificando todas as possibilidades, e, durante o inquérito, teremos essa resposta — pontua.
Jovem segue desaparecido
Brian Grandi, 20 anos, é a única pessoa que segue desaparecida após a queda da ponte. Dezenas de pedestres transitavam pela via quando os cabos da estrutura se romperam, por volta das 2h50min. Desde então, Brian não foi mais visto e não fez contato com a família. A bicicleta dele foi encontrada perto do local do acidente, mas nenhum pertence do jovem foi localizado. O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) informou que seguirá com buscas na região da ponte de forma ininterrupta até que o jovem seja encontrado.