Com as nuvens impedindo que as cores do nascer do sol se alastrassem pelo céu e refletissem no mar, o amanhecer não prometia muito em Capão da Canoa, no Litoral Norte. Ainda assim, as amigas Yasmin Reinehr e Raíra Ogênio, ambas de 19 anos, chegaram às 5h40min na areia, para tentar assistir ao nascer do sol, mas não tiveram muito sucesso.
— Tava bem bonito, mas tinha um pouco de nuvem. Mas deu pra tirar umas fotos legais —comenta Yasmin.
O sol só foi dar as caras por volta das 7h. Com ele, a sensação térmica subiu, mesmo com a persistência de um vento fraco.
Diferentemente de seu aspecto mais usual no litoral gaúcho, o mar está claro nos últimos dias é mais tranquilo. O empresário Ricardo Kunz, 56 anos, chegou às 5h30min à beira-mar para tentar fisgar alguns peixes.
— O pessoal chega cedo para pescar e ver o nascer do sol, que é lindo. Hoje, tá bom pra pescar. Um dia agradável, uma água clara e quente — comenta o morador de Sapucaia do Sul, que passa os finais de semana no litoral e “dá uma espichadinha” até segunda ao meio-dia.
Mas não são só os veranistas aproveitam a praia. A técnica em contabilidade Marlene Oliveira, 47 anos, mora em Capão da Canoa há 10 anos e caminha todo dia pela faixa de areia, logo cedo. Nesta segunda, às 6h40min, já estava focada no seu exercício. Tem achado o movimento maior neste ano.
— Está movimentado o veraneio neste ano, em relação ao ano passado, que foi bem diferente. Os dias têm sido bons, está fazendo bastante calor — observa.
Para esta segunda, a previsão é de que o sol persista e a temperatura chegue a 26°C.