A neblina registrada no Litoral Norte no início da manhã deste sábado (1º) quase afastou os veranistas da beira da praia, impedindo a visualização do mar em Capão da Canoa, Xangri-lá e outras praias até perto das 9h. Depois desse horário, no entanto, a névoa se dissipou quase que totalmente e foi possível visitar a orla para um banho de sol ou de mar.
Pouco depois das 10h, já era possível ver veranistas aproveitando a beira da praia de Atlântida, em Xangri-Lá. Como tradicionalmente ocorre na manhã após a virada do ano, o movimento era moderado, sem superlotação.
Diferentemente dos últimos dias, o mar iniciou 2022 mais agitado, menos claro e com água gelada. Na guarita 85, a bandeira era vermelha nesta manhã, indicando mar perigoso e não recomendado para banho.
Um trio de amigos foi um dos poucos que se arriscou para o mergulho, já que a maioria dos banhistas molhava no máximo até as canelas. Os três passaram a virada do ano em Nova Tramandaí e ficaram acordados durante a madrugada inteira.
— O mergulho foi só para espantar o sono mesmo, porque estamos virados. Agora dá para ir até a noite acordado — brincou o instalador de alarmes Matheus Henrique Karnopp, 26 anos, que estava acompanhado dos amigos Roander Correa, 27, e Ricardo Amaral Stefanello, 31.
Dentre os que optaram por ficar na areia, muitos aproveitavam para tomar banho de sol, tomar chimarrão ou praticar esportes. O corretor Pedro Régis Klassmann, 59 anos, se posicionou embaixo de um guarda-sol ao lado da esposa, Carla Menegusso, 47, que se bronzeava. Moradores da praia de Atlântida, eles visitam a beira da praia com frequência.
— A gente acordou umas 7h, 8h, e esperamos um pouco para vir para cá. Nós gostamos de vir para um banho, para areia, para o chimarrão, para tudo — conta Klassmann.