Depois de um início de domingo (2) com neblina, o sol apareceu forte em Capão da Canoa. Com isso, veranistas aproveitaram para curtir a beira da praia. Por volta das 10h, uma extensa faixa de areia era ocupada por guarda-sóis e barracas coloridas.
Moderado, o vento não chegava a incomodar. O mar, que esteve azul nos últimos dias, amanheceu com tons acinzentados. Poucos banhistas se aventuraram na água fria. A cor da bandeira determinada pelos guarda-vidas é amarela, que demanda atenção.
— Tá ótimo esse início de ano, e só pode melhorar. Pra todo mundo - afirma, confiante, o comerciante Eduardo Petry, 47 anos, de Arroio do Meio.
A preocupação do policial militar da reserva Francisco Borges, 58 anos, era dividida: manter a bolinha do frescobol no ar, em uma partida com o filho, e o movimento da freeway.
— Cinco horinhas até Passo Fundo, se não tiver muita tranqueira — garantiu o morador do norte do Estado.
Próximo das 11h, 80% da rodovia já estava ocupada pelos automóveis, em direção a Porto Alegre, com pontos de lentidão na alça de acesso da RS-030.
Casal de Alegrete, na Fronteira Oeste, Valdir e Sueli Marques carregaram um cooler com água - e algumas cervejinhas, garante o aposentado -, despreocupados com o trânsito de quem teve de deixar o Litoral Norte. O pensamento dos dois estava no time do coração:
— Vai melhorar, o Grêmio vai sair dessa — garante Valdir, vestindo o boné do tricolor.
Diferente da manhã de 1º de janeiro, este domingo tinha pouca sujeira pelas calçadas.