A chegada do verão, nesta terça-feira (21), e a proximidade das festas de fim de ano anunciam o início da temporada de deslocamentos frequentes dos gaúchos para as praias, especialmente as do Litoral Norte. Para conferir a situação das principais rodovias que levam às praias, GZH percorre, anualmente, os trechos.
Neste ano, equipes de reportagem se deslocaram da Região Metropolitana e da Serra rumo ao Litoral Norte durante os dias 16 e 17 de dezembro.
As avaliações consideraram cinco pontos. Três deles baseados na metodologia usada na Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) de Rodovias: geometria da via, pavimento e sinalização. GZH também analisou a limpeza das rodovias e serviços disponíveis (entenda os pontos abaixo).
Os pontos de avaliação:
- Geometria: avalia as condições de tráfego, como presença de faixa adicional, pontes, viadutos e acostamentos.
- Pavimento: analisa a situação do asfalto.
- Sinalização: diz respeito às placas verticais e horizontais, além da pintura da pista.
- Limpeza: observa a situação da capina às margens das rodovias e presença ou não de acúmulo de lixo.
- Serviços: avalia presença de guinchos, ambulâncias e demais serviços disponibilizados aos usuários.
Os trechos
Uma das principais rodovias de acesso ao litoral norte gaúcho, a freeway (BR-290) segue com o bom padrão de trafegabilidade observado nos últimos anos. Com três faixas na maior parte do trecho, acostamento, canteiro central e pontos de refúgio, a via oferece aos usuários constância tanto na qualidade da pista quanto na sinalização. Chama atenção os serviços de manutenção praticamente diários na rodovia para manter as boas condições do terreno, sob responsabilidade da concessionária CCR ViaSul. Os reparos das intervenções ao longo da via deixam marcas, mas que têm apenas efeito visual, sem causar transtornos aos condutores.
Via que inicia logo após o fim da freeway, a BR-101 não deixa a desejar no trecho gaúcho. Rodovia que garante acesso ao extremo do litoral norte gaúcho e às praias catarinenses, a BR-101 mantém o cenário observado na freeway, com pavimentação e sinalização em dia e obras constantes de manutenção para manter o padrão oferecido aos motoristas. Ambas são administradas pela mesma concessionária. A rodovia também oferece passarelas, como é observado em Torres, o que garante a segurança aos moradores da área urbana. Neste ano, ambas as rodovias oferecem um diferencial, que é o pagamento do pedágio via cartões de crédito e débito.
Estrada que era uma das principais ligações ao litoral norte gaúcho antes da inauguração da freeway, a RS-030 apresenta melhorias em alguns trechos após revitalização realizada neste ano. Um dos trechos mais movimentados dessa via, entre Osório e Tramandaí, entrou nesse pacote de reformas e oferece boas condições aos usuários. No entanto, mato alto às margens da rodovia e acostamento danificado seguem sendo problemas crônicos da via.
Já a RS-407, que tem extensão pequena, mas que ocupa lugar importante durante o tráfego na região durante o veraneio, segue com boas condições de pavimentação. A via segue com os velhos problemas de falta de acostamento e de sinalização mais clara aos usuários. Com faixa simples, a RS-407 mira duplicação no futuro. No último domingo (19), durante o lançamento da operação verão, o governo anunciou repasse de verba para a duplicação da RS-407. O investimento previsto é de R$ 5,2 milhões.
Os 164 quilômetros da Rota do Sol ligam Caxias do Sul, na Serra gaúcha, e Terra de Areia, no Litoral Norte. A principal ligação da Serra com as praias do Rio Grande do Sul e Santa Catarina é formada pela RS-122 (km 69 ao 80) em Caxias do Sul, RS-453 (km 141 ao 256) entre Caxias e São Francisco de Paula e também pela RS-486 (km 0 ao 38) entre São Francisco de Paula e Terra de Areia. Pontos até então considerados críticos receberam nova camada de asfalto no segundo semestre de 2021, melhorando as condições de tráfego. Entretanto, há dois alertas para o motorista na RS-453 e também na RS-486. A sinalização, principalmente a pintura na via, apresenta desgaste em alguns pontos e trechos recentemente pavimentados ainda aguardam a conclusão da pintura das faixas de trânsito.
A principal rodovia de quem aproveita o verão para passear entre municípios como Tramandaí, Cidreira e Pinhal, no Litoral Norte, é a RS-786, conhecida como Interpraias. A reportagem encontrou pavimento bastante danificado entre Pinhal e Cidreira, com remendos, relevos e buracos. A situação melhora consideravelmente nas proximidades de Tramandaí, onde o pavimento é mais regular e a pintura das faixas mais nítida.
Osório e Torres estão interligadas pela RS-389, rodovia conhecida como Estrada do Mar ou Nelson Gonçalves. O cenário encontrado no trecho foi de pistas em boas condições para trafegar, algumas placas danificadas e de trabalhos em andamento para atualizar a pintura das vias para a alta temporada.
A RS-040, também conhecida como Tapir Rocha, apresentou, de modo geral, pavimento em boas condições e sinalizações verticais e horizontais em dia. O principal problema observado é a condição do acostamento, que em sua maior parte não é pavimentado e apresenta buracos e acúmulo de água.