A sexta-feira de Carnaval começou com tempo fechado no Litoral Norte. Em Capão da Canoa, por volta de 9h30min, muitos aproveitaram para caminhar no calçadão e na faixa de areia, mas poucos colocaram cadeiras à beira-mar.
Devido ao vento frio, também foram poucos aqueles que se aventuravam a entrar no mar, que está com bandeira vermelha nesta sexta. Os termômetros registravam 23ºC no início da manhã, com sensação térmica de menos de 20ºC.
Trabalhadores de uma empresa terceirizada da prefeitura fizeram a limpeza do calçadão, retirando excesso de areia do local. Quem percorre o trajeto ainda encontra restos de madeira amontoados — resíduos resultantes ainda da ressaca do mar da semana passada.
Moradora de Caxias do Sul, a professora Terezinha Salvador, 53 anos, recolhia as cadeiras e colocava os chinelos para deixar a beira da praia.
— Chegamos às 8h30min. Esse ventinho está frio. Vamos embora para o apartamento — disse a professora que completava pouco mais de uma hora na faixa de areia.
O marido de Terezinha, que recém havia tirado a areia das cadeiras no mar, disse que o casal está desde 26 de dezembro no Litoral e que tem ficado mais em casa.
— Nós só vamos de casa para a praia e da praia para a casa. No Carnaval, não vamos sair de casa. E esse tempo não vai ajudar. Não sou fã de tempo nublado. Gosto de sol bonito — disse o aposentado Deoclécio Salvador, 56 anos.
Moradora de Selbach, Michele Silveira, 34 anos, estava sentada na beira da praia com o guarda-sol fechado. Acompanhada das duas filhas e do marido, que brincavam na areia, disse que prefere o tempo assim, nublado, por causa das crianças.
— Nós chegamos ontem (quinta-feira) para o Carnaval e vamos embora na quarta. Mas não vamos sair durante a noite. Vamos de casa para a praia e vice-versa — ressaltou.
De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão do tempo para o Litoral Norte é de sol, calor e pancadas de chuva até segunda-feira (15). Para terça e quarta, tempo aberto. As máximas ficam na casa dos 29ºC e 30ºC em todos os dias.