Conhecida principalmente pelos encontros gastronômicos capazes de atrair anônimos e famosos, a Fazenda Pontal, Pousada e Resort se obrigou, devido à pandemia de coronavírus, a fechar as portas pela primeira vez em mais de duas décadas de funcionamento em Maquiné, no Litoral Norte. Foram sete meses sem receber os hóspedes, que costumavam buscar no local a liberdade e a tranquilidade, cada vez mais incomuns nos grandes centros urbanos. Mas a situação que quase fez o empreendimento deixar de existir acabou catapultando a retomada do negócio, em novembro do ano passado.
O empresário Adelandre Linhares, conhecido como Land, que administra a fazenda de 48 hectares há 18 anos, percebeu a possibilidade de o visitante se isolar do resto do mundo, com segurança e conforto em meio à natureza. Distantes mais de 50 metros uns dos outros, os 10 chalés e estúdios existentes na propriedade estão numa área com trilhas em meio a florestas intocadas, figueiras centenárias e margeados pela Lagoa das Malvas, de onde é possível apreciar o amanhecer e ainda se banhar nas águas cristalinas nos dias mais quentes.
— Quase fechamos de vez. Vendi carro e barco para tentar salvar o negócio e comecei a conversar com especialistas da área do turismo. Foi quando percebi que era preciso aproveitar a fazenda porque o produto é exatamente para o momento em que estamos vivendo. As pessoas precisam relaxar e ter contato com a natureza, em distanciamento — comenta Land, que fez adaptações para retomar os trabalhos.
Uma das primeiras ações foi diminuir ao máximo os deslocamentos dos funcionários, criando condições de alojamento no próprio empreendimento. Quem faz as compras necessárias é o próprio Land. Outra mudança atingiu diretamente o serviço de gastronomia oferecido pela fazenda. Reconhecida pelas reuniões em torno da mesa com farto café da manhã, que era parte da diária dos hóspedes, e pelos almoços e jantares regados a comida campeira e assados feitos na companhia dos visitantes, a Fazenda Pontal precisou se adaptar.
Agora, os hóspedes que não quiserem cozinhar nos próprios chalés podem solicitar o café da manhã direto onde estão hospedados. Ele não é mais cobrado na diária, apenas se for solicitado. A alimentação é entregue pelos funcionários do empreendimento. E o restaurante passou a produzir somente pastéis, pizzas, torradas e escondidinhos de camarão, carne ou cogumelo. Há também pratos específicos, sob consulta. Tudo takeaway, para ser saboreado nos chalés.
— Alguns clientes mais antigos reclamaram de o restaurante estar fechado, mas pensamos somente na segurança necessária para este momento, pois a pandemia ainda não terminou — justifica Land.
Animais circulam soltos
Quem reserva alguns dias no local faz o contato de forma online e não precisa passar na área administrativa da fazenda para o check-in. Se preferir, na chegada, a chave já estará na porta. E enquanto percorre os hectares verdejantes, o hóspede é capaz de cruzar com ovelhas, cavalos e galinhas, animais criados soltos pelo amplo terreno, e as espécies nativas, como os aracuãs, as saracuras, os colhereiros, as lontras e capivaras.
A história de Land com a Pontal iniciou despretensiosamente. Contratado pelo proprietários como consultor de turismo, ele acabou arrendando a área, que deixou de ser um sítio de lazer para se tornar um dos produtos turísticos do Litoral Norte.
Mais do que um espaço para o descanso e o distanciamento ainda necessário, a Fazenda Pontal guarda parte da memória local. Apaixonado pela região, o empresário faz questão de lembrar aos visitantes as histórias dos tropeiros e mantém objetos que remetem à navegação lacustre entre Torres e Osório, entre o século 19 e meados dos anos de 1950, quando a prática comercial hidroviária era uma realidade nas lagoas do litoral gaúcho.
SERVIÇO
Fazenda Pontal, Pousada e Resort
- Diárias a partir de R$ 380 o casal. Cada pessoa a mais paga R$ 70 por dia. Veículo não paga.
- O que oferece:
- Chalés, de um e dois quartos, com capacidade para até seis pessoas. Têm roupas de cama e banho, lareira, churrasqueira individual, TV a cabo, ar-condicionado e cozinha completa (fogão, geladeira e louças).
- Estúdios, de 30m² cada, para até quatro pessoas. Têm fogão, geladeira e churrasqueira na parte externa.
- Módulo WS, uma unidade sem cozinha que fica, praticamente, dentro da lagoa. Tem micro-ondas e frigobar.
- Piscina, praia na lagoa, tiro ao alvo, bicicletas, equipamentos para pescaria, quadras de beach tennis e vôlei, campo de futebol, slackline, caiaque e aula de vela. O material que é compartilhado passa por esterilização antes de cada novo uso. - Para reservas: Whatsapp – (51) 99971-1793, Instagram: @pontalfazenda e Facebook: Fazenda Pontal
- Endereço: RS-407, km 2,5 - Rodovia Morro Alto/Capão da Canoa. Está a 10km de Xangri-Lá, 14km de Capão da Canoa e a 125km de Porto Alegre