Se a ressaca no Litoral Norte gaúcho atrapalhou o dia de praia dos veranistas, para um grupo de surfistas, foi a oportunidade para uma prática inusitada. As águas do mar, agitado em razão de um ciclone extratropical na costa gaúcha, entram com tanta força no leito do Rio Tramandaí que geram uma longa onda, podendo perdurar até a ponte que liga Tramandaí e Imbé. É a "pororoca gaúcha".
O administrador Luca Framarim, 44 anos, usava uma prancha de stand up para a prática. Segundo ele, quanto maior a prancha, melhor, porque dá mais estabilidade.
Mas curtir a “pororoca gaúcha” é também um exercício de coragem – o rio é impróprio para banho – e paciência. Na tarde deste sábado (6), GZH testemunhou uma espera de meia hora entre a ocorrência de uma onda e outra. Enquanto isso, cerca de 10 surfistas aguardavam conversando dentro do Tramandaí.
A criadora de conteúdo digital Malu Souza, 18 anos, topou participar da brincadeira para "reaprender a surfar".
– Fazia muito tempo que eu não surfava. E aqui é bom para reaprender a remada, não tem muita correnteza – diz ela.
Como o alerta de ressaca emitido pela Marinha se estende só até a noite deste sábado,os surfistas pretendem retomar a prática nas águas do mar a partir de domingo (7).