Os veranistas que acordaram cedo nesta segunda-feira (8) encontram o mar revolto e com águas turvas, o famoso "chocolatão", no Litoral Norte. O fenômeno ainda é reflexo da forte ressaca registrada nos últimos dias.
Além disso, a temperatura abaixo dos 20°C fez com que muitos veranistas optassem pela prática de exercícios físicos na orla e nas areias de Capão da Canoa.
As consequências da ressaca também são percebidas pela quantidade de entulho que segue acumulada em pontos da beira-mar. Foi o que sobrou de alguns quiosques e guaritas de guarda-vidas que foram destruídas pela força da água.
Passado o susto, os comerciantes esperam dias melhores, especialmente para o Carnaval, que ocorre na semana que vem.
— Ontem (domingo), até pelo jeito que estava o mar, conseguimos ter um movimento bom. O pessoal ficou mais perto do quiosque para aproveitar o dia. Mas estamos na expectativa de que o mar melhore e que tenha mais clientes no Carnaval — afirmou Maria Silveira Pereira, proprietária de um quiosque localizado na beira da praia de Capão.
Quem chegou no fim da semana anterior segue na esperança por dias melhores para curtir a praia. Moradora de Santa Maria, a técnica de enfermagem Elizandra Ferraz ainda não conseguiu aproveitar com a família como imaginava.
— Chegamos no sábado, e o mar está muito forte, subindo até aqui a orla. Vamos ficar até depois do Carnaval, então, esperamos que a situação mude — disse.