Em desobediência à norma que proíbe a permanência na faixa de areia no litoral gaúcho em razão da pandemia, algumas pessoas foram nesta quarta-feira (9) de sol na Praia Grande, em Torres. O céu limpo, o clima agradável e o mar verde incentivaram poucos grupos a irem à beira da praia do Litoral Norte.
Por volta das 12h30min, a reportagem observou alguns guarda-sóis na areia e pequenos grupos de frequentadores à sombra deles. Embora estivessem dispostos a uma distância grande, eles não usavam máscaras. Até um vendedor ambulante com carrinho circulava pela orla.
Conforme o secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Torres, Fernando Néry, os esforços da prefeitura estão direcionados para a fiscalização do cumprimento dos protocolos no comércio. Na beira da praia, diz, as ações são feitas quando ocorrem denúncias.
— Estamos cumprindo com o decreto dentro da nossa realidade de fiscalização — afirma Néry.
Em parceria com a Brigada Militar, a administração pública está trabalhando para coibir as aglomerações noturnas que, segundo Néry, foram eliminadas.
Na semana passada, em entrevista à Rádio Gaúcha, o prefeito em exercício, Fábio Amoretti, explicou que a ideia é evitar que as pessoas ocupem a praia. No entanto, se estiverem pequenos grupos, não serão proibidas:
— Nós vamos priorizar que as pessoas não fiquem paradas na praia. Mas, se estiver em dois, três sentadinhas de máscara, nós não vamos coibir.