Mesmo com água fria, temperaturas amenas, vento e céu com nuvens em alguns dias durante o feriadão pelo Dia de Finados, os guarda-vidas que atuaram no litoral gaúcho realizaram nove salvamentos no mar. Mas, segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalho preventivo foi fundamental para que o número não fosse maior: foram quase 1,3 mil ações de orientação.
Os 113 guarda-vidas que atuaram entre sábado (31) e segunda-feira (2) no Litoral Norte e no Sul do Estado realizaram quatro salvamentos em Torres, dois em Cidreira e um em cada uma das seguintes praias: Capão da Canoa, Xangri-lá e Tramandaí. Não houve resgates no mar no Litoral Sul.
Para o comando dos Bombeiros, o número foi baixo para a quantidade de pessoas no período e principalmente devido ao clima. Mas também não foi maior devido às ações de prevenção, como por exemplo, orientação durante comportamentos inadequados em áreas de risco na beira da praia e apitos em locais com repuxo e buracos.
Para garantir ainda mais a segurança dos banhistas fora da época de veraneio, os guarda-vidas vão atuar todos os fins de semana nas principais praias do Litoral, sempre com efetivo aproximado de cem pessoas, até o início da Operação Verão — dia 19 de dezembro no Litoral Norte e um dia depois no Litoral Sul.
A partir desta data, a ação vai ser diária e com pelo menos 1,1 mil guarda-vidas militares e temporários. O governo gaúcho também inicia nesta semana uma série de avaliações para tentar antecipar o início da Operação Verão.
Prais que terão guarda-vidas até o inicio da Operação Verão:
Litoral Norte:
- Torres
- Arroio do Sal
- Capão Novo
- Capão da Canoa
- Xangrilá
- Atlântida Sul
- Imbé
- Tramandaí
- Nova Tramandaí
- Cidreira
- Pinhal
- Quintão
Litoral Sul
- Cassino
- Laranjal, depende do efetivo