Ao pintarem mensagens motivacionais e inspiradoras nos postes da própria rua onde veraneiam e são vizinhas, a funcionária pública aposentada Isabel de Souza e a contabilista aposentada Edimara Dornelles, ambas de 57 anos, começaram uma corrente que se espalhou pela Morada do Sol, em Imbé, no Litoral Norte, e ganhou a adesão de pessoas de outras praias da região.
É cada vez mais comum cruzar por uma mensagem positiva ou de conscientização ambiental, geralmente instalada numa plaquinha de madeira reciclada próxima à orla. Numa rápida passagem pelo trecho entre Nova Tramandaí e Imara, a reportagem encontrou placas pintadas pelos moradores em pelo menos cinco praias, mas sabe-se que a ação também existe em Capão da Canoa, Cidreira e outras do Litoral Norte.
A história ganhou novo capítulo quando Edimara e o marido decidiram receber os banhistas com boas mensagens. O casal colocou duas estacas de madeira próximas às dunas e nelas afixou placas com frases como "preserve as dunas" e "gratidão por poder estar aqui", e hashtags do tipo "#minhapraiatuapraianossapraia", que vêm sendo compartilhadas pelos banhistas depois de passarem pelo local.
Sem redes sociais, Edimara não imaginava que aquele gesto aparentemente tão simples contagiaria os internautas da região.
— Me surpreendi quando estava próxima das placas e alguém passou elogiando a iniciativa, mesmo sem saber quem havia feito. Adorei. Em outro momento, um carro parou e a caroneira perguntou ao motorista se era alguma proibição que estava escrito, e ele respondeu: só tem coisas boas escritas ali. Gostei tanto — comentou Edimara, que ainda se arrepia quando lembra da cena.
A parte mais recente da união das vizinhas pela positividade foi escrita quando as duas transformaram um lixão na entrada da praia em espaço de lazer – e, claro, instalaram placas coloridas repletas de boas mensagens. Com dinheiro do próprio bolso, elas compraram tinta, recolheram madeiras e separaram folhagens para dar um novo visual ao local. A área, no final da Rua Santo Angelo, costumava ser limpa pela prefeitura até três vezes por mês, mas, depois da revitalização feita pelas amigas, nunca mais recebeu lixo.
— Um vizinho se aproximou e perguntou o que nós precisávamos. Falamos que gostaríamos de colocar um banco. Ele veio com dois, um de concreto e outro feito com material reciclável. Moradoras passaram nos aplaudindo e uma criança trouxe uma plaquinha com as mãos dela pintadas. Um reconhecimento que não esperávamos — conta Isabel, emocionada.
Depois das iniciativas das moradoras da Morada do Sol, outros veranistas motivados pela dupla arregaçaram as mangas e fizeram o mesmo. Em Mariluz, a empresária Deisi Severo, 48 anos, não conhece Edimara e Isabel, mas garante ter buscado a inspiração nas placas da praia próxima para dar cores aos canos de concreto que separam a rua da entrada para a orla.
— Nunca tinha feito nada igual por aqui. Fui motivada pelas plaquinhas na Morada do Sol. Achei que a praia ganhou cores, ficou mais bonita. Por aqui, a ideia é inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo, alertar para a conscientização ambiental e mostrar algo positivo da nossa praia. Não custa nada ler uma boa mensagem no dia a dia — resume.
Com a ajuda da vizinha Iris Fontoura, responsável por escrever as mensagens, Deisi pintou os canos, plantou flores e recolheu as madeiras usadas na arte. Agora, quando senta em frente à sua casa, costuma observar quem atravessa a passagem colorida. Se a pessoa faz selfie no local, a empresária comemora em dobro: a foto será publicada e levará o nome da praia na localização. Objetivo alcançado.
Psicóloga aprova a iniciativa
Segundo a psicóloga e especialista em Arteterapia Siana Máxime Schneider, as mensagens otimistas, de certa forma, podem sugerir ingenuidade e negação da realidade. Por outro lado, porém, trazem uma expectativa de algo futuro e positivo. Nesse sentido, Siana ressalta que um ambiente ou espaço em que se incentive a positividade certamente terá um efeito benéfico no bem-estar geral das pessoas que ali transitam.
— Só o fato de as pessoas terem tomado essa iniciativa de distribuir positividade através de mensagens expostas em cartazes já é um sinal, para o receptor da mensagem, que ali há uma emoção, e de certa forma, um afeto. Isso move as pessoas e acaba por influenciar os seus sentimentos de maneira positiva — explica.
Siana lembra que, se olharmos pela perspectiva da psicologia positiva, criada pelo psicólogo norte-americano Martin Seligman, essa ação de espalhar positividade através de mensagens é relevante para o entendimento da influência benéfica que ela tem sobre as pessoas.
Seligman é professor da Universidade da Pensilvânia e ex-presidente da Associação Americana de Psicologia. Ele propõe que, em vez de manter o foco nos problemas do paciente, é preciso dar atenção aos fatores que contribuem para o seu bem-estar.